10 Dicas Iradas para se Tornar um Atleta Olímpico

10 Dicas Iradas para se Tornar um Atleta Olímpico

Ser um atleta Olímpico exige muito, seja nos desafios que certamente precisarão ser enfrentados, como também em aspectos intrínseco a vida de um atleta: como ter disciplina, trabalhar em equipe e entender que a vida de um atleta profissional é diferente da de um cidadão comum. Neste artigo, elencamos 10 dicas iradas para se tornar um atleta Olímpico.

Como artistas em um palco, os atletas Olímpicos são verdadeiros donos do espetáculo e os responsáveis por acender no coração de crianças e jovens a vontade de viver do esporte. Entretanto, muitos enxergam o triunfo e sucesso e não se dão conta do trabalho duro que envolve o desenvolvimento de um atleta de ponta, e é por isso que fizemos essa lista com 10 dicas iradas para se tornar um atleta Olímpico para ajudar quem quer estar no topo. Vem com a gente!

Sumário

10 dicas iradas para se tornar um atleta Olímpico

1 - Comece!

O primeiro contato com o esporte é muito importante para qualquer pessoa que pretende seguir carreira no esporte. Muitos atletas profissionais adquiriram primeiro o amor pelo esporte para depois se aperfeiçoar em uma modalidade.

Esse primeiro contato costuma acontecer entre os 7 e 12 anos, período onde a criança já consegue assimilar os ensinamentos que a prática esportiva pode proporcionar para a vida.

Para esportes mais competitivos, começar cedo pode até ser um diferencial, como é o caso do futebol e da natação principalmente. Quanto antes começar a praticar, a educação do corpo, dos movimentos e da tática tendem a ser mais completas e extensas.

2 - Busque desafios para se desenvolver

Os treinos e desenvolvimento das técnicas são fundamentais, mas a competição também ensina muito. Ao estar no meio de ambientes onde há competição, saudável é claro, você consegue aprender e entender se é capaz de saber ganhar e perder, se reinventar, improvisar, melhorar e crescer.

10 dicas iradas para se tornar um atleta olimpico 2

3 - Se quer ser profissional, precisa se cuidar e ter disciplina

Quando alguém decide se tornar um especialista em alguma modalidade, é preciso ter comprometimento, não só físico, como mental. A carreira de um atleta Olímpico depende muito de seu bem estar físico, do seu descanso, da vida regrada sem bebidas alcoólicas e alimentação que prejudiquem a saúde e o desempenho.

4 - Busque sempre o aperfeiçoamento

Não é fácil lidar com as falhas e, por vezes, é tão ou mais difícil lidar com o sucesso repentino. Não são raros os casos de atletas que tinham potencial, mas se perderam por não saber contornar crises, falhas e críticas. Ao mesmo tempo, também é comum potenciais atletas que alcançam um nível de competitividade precocemente, mas se perdem no caminho pela falta de estrutura mental e organização para lidar com os excessivos elogios e bajulações.

10 dicas iradas para se tornar um atleta olimpico 3

5 - Conheça o esporte pelo qual vai caminhar em sua vida

Mais do que querer ser um atleta, é muito importante conhecer a modalidade com que vai conviver por anos, pois apenas a paixão genuína caminhando lado a lado com a disciplina farão uma pessoa alcançar os objetivos que um atleta profissional consegue alcançar.

O fato é que muitos gostam de se identificar com um esporte por um atributo físico que possui, que pode facilitar seu desempenho no esporte, mas mais do que isso, é fundamental identificar quais aptidões você possui e quais atributos pode e tem potencial para desenvolver para chegar ao mais alto nível de uma modalidade Olímpica.

6 - Conheça a ti mesmo

Todo atleta busca sempre o seu melhor, mas o limite do corpo varia de pessoa para pessoa, assim como o conjunto de habilidades que podem ser adquiridas e aperfeiçoadas ao longo do tempo.

O fato é que não existe uma regra para se alcançar o máximo potencial, pois existem exemplos de atletas Olímpicos que só atingiram suas melhores marcas acima dos 30 anos de idade (o que é bem incomum). Entretanto, existe algo em comum entre os atletas de alta performance novos ou “velhos”: seu entendimento que a diferença mora nos detalhes, e quando conhecemos nosso próprio corpo e mente, estaremos mais firmes para superar obstáculos e alcançar performances cada vez mais extraordinárias.

7 - Conte sempre com um apoio profissional

Não adianta, são raros os casos de atletas que chegam no topo sozinhos! O acompanhamento profissional é fundamental, desde a base, pois é ele quem será capaz de apontar e gerenciar pontos onde se pode evoluir, corrigir, forçar ou deixar de lado.

São eles os responsáveis por identificar potencial e levar os atletas para lugares onde eles possam se testar e lapidar seu dom, aprendendo desde cedo a competir e estar no meio dos mais talentosos.

10 dicas iradas para se tornar um atleta olimpico 4

8 - Trabalhe sua inteligência emocional

O fator mental tem ganhado cada vez mais importância no esporte de alto rendimento. O caso da ginasta Simone Biles é um indicativo disso, pois foi sua instabilidade emocional que a retirou da disputa onde era favorita e acendeu o alerta para a importância do equilíbrio emocional no esporte.

Atualmente, a medicina e psicologia esportivas avançaram de forma espetacular, ajudando o atleta a trabalhar o foco, estabelecer prioridades e criar metas que sejam equilibradas, sabendo aproveitar os pontos fortes e usá-los de maneira eficiente.

9 - Saiba priorizar o trabalho em equipe

Como dissemos acima, o atleta de alto rendimento nunca chega ao topo sozinho, mesmo em modalidades individuais. É muito comum assistirmos entrevistas de atletas consagrados que são gratos ao apoio de treinadores, staff, familiares e parceiros, pois o trabalho em equipe vai muito além da competição, já que é no dia a dia dos treinos que o atleta se desenvolve. 

Por vezes, o trabalho em equipe possui mais importância do que o individual. Afinal, nem sempre é fácil adquirir a capacidade de absorver críticas e entender elogios, e quando se tem em quem confiar e apoiar em momentos de turbulência, o atleta cresce e ganha mais condições de alcançar o topo do esporte.

10 dicas iradas para se tornar um atleta olimpico 5

10 - Procure locais onde possa ser visto e estar entre os melhores

O Clube Paineiras possui mais de 60 anos de tradição na formação de crianças e adolescentes e também no investimento em sua área competitiva, voltada à formação de novos atletas, participando de competições oficiais junto aos órgãos máximos do esporte, reconhecidos como Esportes Olímpicos e Paralímpicos.

Atualmente, o clube possui uma área competitiva com mais de 350 atletas nas mais variadas modalidades, como Judô, Nado Artístico, Natação, Polo Aquático e Tênis.

Os atletas vestem as cores do Paineiras em campeonatos nacionais e internacionais, e alguns integram também diversas seleções, representando o Brasil por todo o mundo. 

O Paineiras também se orgulha de ter em seu quadro diversos atletas Olímpicos nas mais variadas modalidades, fruto do investimento e atenção na formação de atletas de ponta e do esforço de todo setor competitivo que oferece um ambiente perfeito para o desenvolvimento de talentos e na alta capacidade de seus instrutores.

Junto às modalidades da área competitiva, o clube Paineiras do Morumby também atende os atletas masters, que se subordinam às federações, principalmente nas modalidades de Natação e Tênis. 

Na área formativa, o clube é responsável por mais de 3000 alunos, oferecendo diversos cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo nas mais variadas modalidades.

Os setores SEFFE (Setor de Educação Física e Formação Esportiva) e SAT (Setor de Aperfeiçoamento Técnico) atendem crianças e jovens em busca do desenvolvimento motor, psico-afetivo e social, despertando neles o interesse pela prática esportiva.

O clube apoia diversas modalidades esportivas, tais como:

  • Beach tennis;
  • Bocha;
  • Boxe;
  • Canoagem e Remo;
  • Futsal;
  • Futevôlei;
  • Ginástica e Fitness;
  • Jiu Jitsu;
  • Judô;
  • Natação;
  • Peteca;
  • Pilates;
  • SCORP (Grupo de Corridas);
  • Skate;
  • Squash;
  • Tênis;
  • Tênis de mesa;
  • Vôlei de areia;
  • Voleibol master e muito mais.

Gostou das 10 dicas iradas para se tornar um atleta Olímpico? Se quer aprender na prática, venha fazer parte do Clube Paineiras do Morumby, o local perfeito para quem deseja estar no mais alto nível das modalidades Olímpicas.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil