Levantamento de Peso Olímpico

Levantamento de Peso Olímpico

Levantamento de Peso Olímpico (LPO)

O Levantamento de Peso Olímpico (LPO) ou halterofilismo, é uma atividade esportiva de força com o objetivo de levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até acima da cabeça, em uma barra em que são fixados os pesos.

Trata-se de um dos esportes mais antigos dos Jogos Olímpicos da era moderna, mas também uma excelente forma de preparação física utilizada por atletas de diversas modalidades e também por pessoas que buscam aumentar seus níveis de força, potência muscular e rendimento esportivo. Nesse conteúdo, vamos entender como o Levantamento de Peso Olímpico (LPO) é disputado, sua história, curiosidades e onde e como é possível praticá-lo.

Sumário

Como é disputado o Levantamento de Peso?

A competição de LPO é realizada sob uma plataforma (tablado) com medidas de 4mx4m, que pode ser feita de madeira, plástico ou qualquer material sólido. Além disso, esta plataforma deve ser coberta por um material não escorregadio, a fim de evitar acidentes.

O halter (peso que irá ser levantado) é constituído das seguintes partes:

  • Barra;
  • Discos;
  • Colares.

 

Para as provas masculinas, a barra deve medir 2,20 m de comprimento, pesar 20 kg e possuir 2,8 cm de diâmetro. A distância entre os discos internos deve ser de 1,31 m.  Já para a prova feminina, a barra deve ter 2,01 m, 15 kg e 2,5 cm de diâmetro.

Os discos de peso são feitos de metal e a coloração varia conforme o peso. Os discos brancos pequenos representam 0,5 kg e os grandes são um total de 5 kg.

levantamento de peso olimpico 6

Os verdes, os menores pesam 1kg e os maiores 10kg. Já os pesos amarelos são divididos entre 1,5kg e 15kg. Os azuis apresentam as marcações de 2kg e 20kg. Finalizando, os pequenos vermelhos possuem a carga de 2,5kg, e os grandes 25kg. Todas as cargas precisam conter uma indicação clara e visível do seu peso.

Os colares (presilhas) devem pesar 2,5 kg cada um tanto para os homens e mulheres.

Entendendo o Levantamento de Peso Olímpico (LPO)

O LPO em níveis competitivos é caracterizado por duas provas fundamentais: arranco e arremesso.

Arranco é a primeira prova da competição e se resume no levantamento da barra do solo até acima da cabeça em um movimento sem pausa e sem apoio no corpo.

O arremesso, por sua vez, é executado em duas etapas: primeiro, a barra é colocada horizontalmente à frente das pernas do levantador. Em seguida, é levantada até à altura dos ombros e, finalmente, o atleta a ergue e alinha.

Primeiro, todos os atletas da competição realizam os três movimentos de Arranco; depois, todos os atletas realizam os três movimentos de arremesso, finalizando a prova de arremesso. 

A soma dos maiores pesos levantados no Arranco e no Arremesso determina o total de peso levantado pelo atleta. Portanto, quem levantar mais peso neste total vence a competição. Em caso de empate, o atleta com o menor peso corporal (que foi pesado antes da competição) vence. Entretanto, persistindo o empate, quem levantou a carga primeiro, sairá como vencedor. 

Os movimentos necessários para a execução desse tipo de exercício trabalham praticamente todos os músculos do corpo simultaneamente, incluindo braços, tronco, costas e pernas.

O LPO trabalha principalmente o tronco e os membros inferiores, mas mais do que o ganho de força, ela proporciona uma melhora da postura, coordenação motora e consciência corporal.

Para quem é iniciante, os primeiros passos são dados com barras livres, sem peso, que gradativamente vão sendo adicionados à medida em que o aluno ganha força e consciência corporal. A atividade é capaz de entregar ótimos resultados em treinos relativamente curtos, ideal para quem não tem muito tempo ou quem procura melhorar sua condição física mas não tem paciência para treinos mais longos.

O LPO é para todos?

É importante ressaltar que este tipo de modalidade esportiva possui algumas exigências que devem ser respeitadas. Dentre as principais estão:

  • Boa mobilidade articular: principalmente dos ombros, tornozelo, joelho, quadril e coluna. É preciso que também se tenha uma boa técnica de agachamento, controle de tronco e consciência corporal. 
  • Bom equilíbrio muscular: o LPO trabalha diversos grupos musculares de forma simultânea, o que pode não ser uma boa opção para quem possui desequilíbrios musculares em áreas que não são trabalhadas nessa modalidade.
levantamento de peso olimpico 7

História do Levantamento de Peso Olímpico

O surgimento do LPO veio como uma competição simples para determinar qual pessoa era mais forte. Ela também era utilizada como uma maneira de selecionar novos soldados para o exército, como era prática recorrente na China em 1.100 a.C.

Embora não tenha ingressado como um esporte nos jogos da Grécia Antiga, o Levantamento de Peso já era praticado à época, principalmente como uma forma de preparação para outras modalidades.

A primeira escola de Levantamento de Peso só surgiu no século 19, na Áustria. Antes disso, a prática era muito mais popular em apresentações de circo na Europa e nos Estados Unidos.

Em 1887, começaram a surgir as federações, as primeiras na Rússia e França, e o esporte foi tomando forma. Em 1891, por exemplo, foi disputado o primeiro campeonato mundial com a participação de sete atletas de diferentes países.

O LPO entrou no programa Olímpico desde o início da era moderna dos jogos, passando por altos e baixos ao longo de sua história nos jogos.

Ausente nos jogos de 1900, ela voltou a aparecer em 1904, mas não fez parte das edições de 1908 e 1912. Com o cancelamento dos jogos durante o período da Primeira Guerra Mundial, a modalidade voltou a fazer parte dos jogos apenas em 1920. Após algumas modificações ao longo dos anos, o LPO só foi consolidado com o modelo atual nos Jogos Olímpicos de 1932.

Em termos de campeonatos mundiais, foi só a partir de 1946 que eles passaram a ser realizados regularmente e anualmente, à exceção dos anos em que aconteciam os Jogos Olímpicos. 

Um marco importante para o Levantamento de Peso foi em 1964, quando o esporte tornou-se modalidade também dos Jogos Paraolímpicos. Já a participação feminina foi inserida apenas depois: nos Jogos Paraolímpicos as mulheres competem desde 1996 e, enquanto nos convencionais, apenas desde 2000.

levantamento de peso olimpico 2

Levantamento de Peso e o CrossFit

Existem muitas maneiras de realizar treinamentos para levantar o maior peso possível. Inclusive, a preparação para competições de LPO não foca apenas nos movimentos técnicos, mas também são treinadas variantes para desenvolver mais ainda capacidades de força, potência, agilidade, técnica e equilíbrio do atleta. 

Não à toa, por sua variação, o levantamento de peso faz parte da rotina de quem pratica CrossFit. Por ser um movimento que ativa diversas regiões do corpo e ajuda no aumento da força,  o LPO é muito benéfico para os atletas do CrossFit.

Mas vale lembrar: o Levantamento de Peso Olímpico é uma modalidade exclusivamente focada no aumento de carga. Já no CrossFit, o levantamento de peso costuma ser feito de forma mais dinâmica, com uma carga não tão elevada. Também, no treino de CrossFit, o LPO é praticado em meio a diversos outros exercícios.

levantamento de peso olimpico 4

LPO no clube Paineiras do Morumby

O clube Paineiras do Morumby possui uma vasta experiência e tradição na formação de alunos e atletas, tanto no ensino das mais variadas práticas esportivas, em nível amador, recreativo ou profissional, como também no oferecimento de um ambiente perfeito para a prática de diversas modalidades, como é a LPO.

O clube conta com um Complexo LPO, que tem o intuito de juntar o Levantamento de Peso Olímpico (LPO) em alto nível com o método de treinamento do CrossFit, para trazer ao associado do clube Paineiras do Morumby um trabalho mais eficiente e seguro.

O CrossLPO, é um aprimoramento do Crossfit, que combina os exercícios do Levantamento de Peso Olímpico, movimentos ginásticos e de condicionamento metabólico, visando a melhora do condicionamento físico geral, através da utilização de movimentos funcionais em alta intensidade e com variação constante, mas acima de tudo, preservando a integridade física do praticante.

O LPO e suas variantes de exercícios são utilizados em benefício de pessoas que buscam a qualidade de vida e melhora no rendimento. O trabalho bilateral oferecido pelos exercícios traz uma harmonia natural ao corpo e aumento da força  que nenhuma outra atividade esportiva promove. Tais como:

  • Reestruturação do corpo por meio do equilíbrio articular – muscular;
  • Correção de déficit de força;
  • Ganhos de força em relação ao estado original;
  • Controle muscular;
  • Aumento da consciência corporal;
  • Integração corpo e mente;
  • Fortalecimento muscular com elevação da densidade óssea e ligamentar;
  • Melhora na mobilidade articular de cintura pélvica e escapular;
  • Melhora no tônus muscular.

Os benefícios são enormes, trazendo:

  • Melhora dos sistemas de produção de energia;
  • Maior ativação de fibras musculares;
  • Elevação do gasto energético por unidade de tempo;
  • Prevenção de lesões;
  • Alívio de dores musculares;
  • Fortalecimento dos músculos abdominais e paravertebrais, essenciais para a proteção da coluna vertebral e correção postural;
  • Trabalho de bilateralidade para compensação dos desajustes decorrentes de execução de movimentos unilaterais;
  • Envolvimento de todo corpo na execução dos movimentos;
  • Correção de desvios posturais.

Se interessou sobre o esporte? Quer saber mais sobre Levantamento de Peso Olímpico (LPO) e o complexo de CrossLPO do clube Paineiras do Morumby? Entre em contato com nossa central, conheça nossa estrutura e se torne um associado.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil