Escola de futebol

Escola de Futebol

Na sociedade contemporânea, o futebol tem se mostrado um fenômeno de grande relevância sociocultural e é, sem sombra de dúvidas, amplamente vivenciado pelo brasileiro em seu cotidiano e tem ressignificado a vida de diversos grupos sociais. Não é à toa, portanto, que a escola de futebol tem tido papel preponderante na formação não só de atletas, como de cidadãos conscientes de sua participação na coletividade.

futebol interclubes sub 11 1

Sumário

Seja ditado pela competição, no sentimento lúdico, seja atuando na coesão social, a escola de futebol e o esporte em si desempenham papel central em nossa cultura. Temos certo que o entendimento sobre o papel que a prática esportiva proporciona ao nosso cotidiano é fundamental para a construção de um estilo de vida mais saudável para os jovens e atletas.

O Clube Paineiras do Morumbi investe há mais de 50 anos na formação de cidadãos e atletas, através da área formativa e recreativa, atualmente com mais de 3000 garotos e garotas que integram os esportes formativos SEFFE e SAT, realizando e participando de diversos torneios, campeonatos e disputa entre clubes.

Escola de Futebol - O surgimento das escolinhas de futebol no Brasil

A origem das escolinhas de futebol no Brasil se relaciona com o contexto futebolístico e político dos anos 60 e 70, buscando o desenvolvimento dos jogadores por meios mais institucionalizados de desenvolvimento de atletas.

Acredita-se que pedagogicamente era importante começar a controlar os hábitos e o estilo de vida dos jogadores, servindo como uma estratégia para combater os males que justificavam a derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1966, muito pelo apontamento da má condição física, maus hábitos e vícios dos jogadores brasileiros.

Enfatizar e começar a valorizar mais as categorias de base era uma maneira de evitar os vícios e defeitos na formação dos atletas, bem como realizar uma preparação corporal capaz de fazer com que os atletas alcançassem o nível elevado de força física já exigida e adotada pelo modelo de futebol praticado em todas as partes do mundo.

Esporte Futebol 2

Nesse contexto, significa dizer que a valorização especial das categorias de base surgiu como uma nova prática pedagógica do futebol, institucionalizada pela rápida disseminação das escolinhas de futebol pelo Brasil.

É importante também destacar o caráter sócio-econômico da época. Com o crescimento exponencial das grandes cidades, ocorreu um grande problema na vida social brasileira: as áreas de lazer como as praças, bosques, jardins e campos de várzeas foram sumindo em ritmo acelerado.

Esses espaços, que eram verdadeiros celeiros de craques, onde em cada praça, rua, campinho de terra nos bairros, existia uma equipe de futebol onde se desenvolviam habilidades, estratégias e capacidades física, mental e social, começaram a desaparecer.

As escolinhas de futebol surgem, portanto, como um novo segmento para a ocupação do espaço perdido pelas crianças e jovens, com o intuito de preencher, de maneira educativa e recreativa, o vazio que ficou nesse tipo de processo educacional.

O importante no conceito dessas escolas de futebol é o propósito de fazer com que crianças tenham a oportunidade de socializar através do esporte, descobrindo o prazer de jogar, brincar, conhecer direitos e deveres, saindo dos ambientes maléficos e sendo educadas com o esporte, entendendo suas regras, limites e disciplina.

Mesmo que muitos não cheguem a ser profissionais do futebol, ao menos conhecerão o seu papel na sociedade e como podem se relacionar com ela e fazer parte da coletividade.

O que se aprende em uma escolinha de futebol?

As aulas de futebol vão muito além da bola rolando e diversão. No ambiente de treinamentos e competições, as crianças e jovens aprendem muitas lições que os acompanharão por toda a vida, como:

jogadores

Ter espírito de equipe:

Esportes coletivos como o futebol ajudam a criança a entender desde cedo a importância de trabalhar em equipe para alcançar objetivos. Esse aprendizado gera grande valor para a criança, pois a capacita a dialogar e se relacionar interpessoalmente, entendendo diferentes pontos de vistas e compreendendo que a coletividade tem papel fundamental para seu próprio desenvolvimento.

Aprender a lidar com a derrota e vitória:

Ganhar pode não ser fácil, mas é bom. Já perder não é fácil nem bom. Por isso no esporte se repete muito a expressão “saber perder”. Isso significa saber lidar com a derrota de modo altivo, ou seja, sem jogar a toalha.

A derrota cumpre uma função quase que pedagógica, ensinando a importância da dedicação, disciplina e persistência!

As vitórias também cumprem seu papel pedagógico, já que também é preciso saber ganhar, afinal, as vitórias não devem tornar ninguém soberbo. Quem sai vitorioso precisa aprender a manter a rotina de treino e dedicação, e que os objetivos são alcançados quando há foco e concentração.

Entendimento sobre disciplina e respeito:

Os treinos não são tão prazerosos como os jogos e campeonatos, mas sem eles não há vitória! Então, para ter sucesso é necessário esforço e disciplina. O desejo de melhorar faz o jovem desenvolver sua própria força de vontade e autoestima para continuar treinando, jogando e tentando.

Os torneios e jogos também ensinam aos jovens regras e códigos de conduta, os fazendo aprender a importância de seguir e respeitar as estruturas de regras que são o alicerce do esporte.

campo futebol aereo

Melhora a concentração:

O corpo humano é um quebra cabeças integrado, onde órgãos e sistemas vitais se relacionam. Portanto, quando algo ruim acontece em um determinado local, reflete em outros.

A prática esportiva contribui para a saúde e equilíbrio dessa ligação, liberando substâncias que fazem bem ao corpo humano, como serotonina e dopamina, que ajudam a melhorar os níveis de felicidade, autoestima e disposição.

O psicológico também se alimenta dessa boa “fabricação”, fazendo com que a criança aprenda a se concentrar melhor e direcionar seu próprio esforço, podendo ter impacto positivo não só em sua performance esportiva, como no desempenho escolar e na qualidade do sono.

Combate o sedentarismo:

O esporte regular ajuda as crianças a se manterem ativos, desenvolvendo ossos e músculos, melhorando a função pulmonar e cardiovascular, e evitando o sobrepeso.

Em um contexto onde a tecnologia tem tido papel central na rotina das crianças por todo o mundo, seja com a TV, celular ou videogame, o hábito da prática esportiva se torna ainda mais fundamental para o desenvolvimento de diversas habilidades e ensinamentos sociais para os jovens.

Desenvolvimento de novas habilidades: 

Ao praticar um esporte, a criança passa a treinar e a descobrir novas potencialidades do próprio corpo, como velocidade, flexibilidade e resistência. O mesmo acontece com as habilidades sociais, na ajuda a outras pessoas, no desenvolvimento da liderança e outros.

Rachões Futebol Society

Escola de futebol do Clube Paineiras do Morumbi

O Clube Paineiras tem em sua área formativa mais de 3000 alunos nas mais variadas modalidades esportivas e cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo.

Os setores SEFFE (Setor de Educação Física e Formação Esportiva) SAT (Setor de Aperfeiçoamento Técnico) atendem crianças e jovens em busca do desenvolvimento motor, psico-afetivo e social, despertando neles o interesse pela prática esportiva.

No futebol, a escolinha de futebol do Clube Paineiras atende crianças a partir dos 7 anos, com o objetivo de passar o aprendizado dos fundamentos básicos da modalidade, desenvolvendo suas qualidades físicas básicas, o gosto e o interesse pelo esporte.

Mais recentemente, o clube firmou parceria com a Barça Academy, uma escola de futebol formativo destinada a garotas e garotos com idades entre 6 e 18 anos.

Seguindo a patenteada e vitoriosa metodologia de treinamento das equipes do clube espanhol, os treinamentos consistem em uma série de exercícios progressivos e adequados a cada etapa ou nível de formação.

Além das aulas já conhecidas, os associados têm a oportunidade de vivenciar o esporte sob a supervisão de profissionais altamente qualificados vindos diretamente do Barcelona.

Os alunos disputam copas, campeonatos, torneios internacionais e interclubes, aprendendo com uma escola de futebol reconhecida internacionalmente dentro das estruturas modernas do clube.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil