Nado sincronizado

nado sincronizado ou nado artístico?
Compartilhe:

Nado sincronizado, balé aquático ou nado artístico?

Nado sincronizado, também chamado de balé aquático ou nado artístico, é uma natação de exibição em que os movimentos de um ou mais nadadores são sincronizados com um acompanhamento musical. Por causa de sua semelhança com a dança, às vezes é chamado de balé aquático, especialmente em situações teatrais.

Índice

Por que o nome do esporte mudou?

Há muito tempo conhecido como nado sincronizado, o esporte se renomeou após as Olimpíadas de 2016 no Rio. A maioria dos nadadores se opôs à mudança, mas o órgão regulador mundial FINA disse que o novo nome ilustraria melhor do que se trata o esporte e, esperançosamente, levará a uma popularidade maior.

Em 2020, a organização anteriormente conhecida como USA Synchronized Swimming votou também para mudar seu nome para USA Artistic Swimming.

O CEO da Natação Artística dos EUA, Adam Andrasko, disse que essa mudança faz parte de uma nova era para o esporte:

“Como líderes mundiais no esporte, reconhecemos a necessidade de nos alinharmos com as mudanças feitas pela FINA e estamos orgulhosos de apoiar o excelente trabalho que está sendo feito por eles para levar nosso esporte adiante”, disse Andrasko em um comunicado. 

“No entanto, esse não é o único motivo da mudança. A mudança do nome nos oferece a oportunidade de mostrar como o esporte evoluiu. Já se foram os dias do balé aquático. É aqui que o verdadeiro atletismo e a arte se encontram. Estamos ansiosos para mostrar a vocês como a natação artística é empolgante”.

nado 6 1

Nado Sincronizado: Um dos esportes mais exigentes fisicamente

O esporte antes conhecido como nado sincronizado evoluiu rapidamente para uma das especialidades mais extenuantes fisicamente nas Olimpíadas, com atletas treinando até 10 horas por dia.

Então o que é preciso para você ser um atleta de nado sincronizado? A força e potência dos levantadores de peso, a velocidade e capacidade pulmonar dos nadadores de longa distância, a flexibilidade e habilidade das ginastas e a habilidade de atuar em perfeita sincronia com a música e entre si. E fazer tudo isso de uma forma com que pareça fácil – e sem nunca tocar no fundo da piscina.

“Imagine correr com toda a força, debaixo d’água, com cloro nos olhos, prendendo a respiração e tentando ficar em linha com sete de seus outros colegas”, disse Kim Davis, presidente da Artistic Swimming Australia.

encerramento nado 25 06 17 18

Ao contrário de outros eventos de natação nas Olimpíadas, os óculos de proteção são proibidos no nado sincronizado. Isso porque os nadadores artísticos também são avaliados na apresentação e na manutenção do contato visual com os jurados (é por isso que eles usam maquiagem pesada para realçar suas expressões), eles não podem emergir da água apertando os olhos e esfregando os olhos.

Um foco crescente nos últimos anos em tornar as rotinas mais difíceis em uma tentativa de marcar pontos mais altos tornou os movimentos mais rápidos e os levantamentos mais altos, e diminuiu a distância entre os nadadores de alguns pés para alguns centímetros.

A intensidade das rotinas e os longos movimentos pelos quais os nadadores devem prender a respiração resultaram em desmaios de alguns atletas durante as apresentações.

O órgão regulador global da natação, a FINA, agora alerta em seu manual de julgamento que nadadores artísticos que prendem a respiração por mais de 45 segundos correm o risco de hipóxia.

Embora o esporte se concentre menos nas habilidades de prender a respiração do que antes, os nadadores ainda gastam uma parte significativa de suas performances abaixo da superfície. A equipe australiana, por exemplo, fica debaixo d’água por um total de 2 minutos e 20 segundos de sua rotina de 4 minutos, diz Thompson.

Nado Artístico

Em junho, a nadadora artística norte-americana Anita Alvarez perdeu brevemente a consciência no final de sua rotina de duetos durante as eliminatórias olímpicas em Barcelona.

Depois de ver a jovem de 24 anos escorregando para baixo da superfície, a treinadora Andrea Fuentes puxou sua máscara para baixo e mergulhou, totalmente vestida, na piscina para resgatá-la.

Alvarez, que passou por uma bateria de exames médicos desde então, diz que ainda não sabe exatamente por que desmaiou naquele dia. Mas ela suspeita que foi uma mistura de exaustão física e emocional, além dos movimentos específicos ao final da rotina.

Nadadores sincronizados não tocam o fundo da piscina

Torções, dedos apontados, levantamentos e divisões são apenas alguns dos movimentos que as rotinas exigem. Durante uma apresentação, enquanto os nadadores realizam movimentos que desafiam a gravidade, eles não tocam o fundo da piscina. Eles praticam e competem em pelo menos 2,7 metros de profundidade. Eles fazem tudo isso enquanto se levantam uns aos outros também.

Suprema resistência

Os nadadores sincronizados passam seis dias por semana praticando. Seis horas são passadas na piscina e duas horas em cross-training terrestre. Pilates, pesos, condicionamento de força, balé, ginástica e dança estão incluídos em seus treinos. Isso requer muita força muscular e dedicação.

Nado Sincronizado no Clube Paineiras

A atividade de nado sincronizado no Clube Paineiras acontece tanto na Área Formativa, quanto na Área Competitiva. A Área Formativa é responsável por todos os cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo do clube. A Área Competitiva é a responsável pela representatividade do Clube Paineiras do Morumby em competições oficiais.

Área Formativa

  • Nado Sincronizado (SEFFE – Setor de Educação Física e Formação Esportiva e SAT – Setor de Aperfeiçoamento Técnico)

Contempla crianças a partir de 06 anos, completados no semestre corrente do ano.

Tem como objetivo a aprendizagem dos fundamentos básicos da modalidade, desenvolvendo as qualidades físicas básicas, o gosto e o interesse pela prática do esporte.

Área Competitiva

  • Nado Sincronizado

O Nado Sincronizado no Clube Paineiras passou a ser praticado no final da década de 80, e desde então tornou-se excelência no esporte. Em menos de 20 anos de prática, o Clube se fez presente em quatro olimpíadas consecutivas, revelando as maiores referências em Nado Sincronizado no país, que são as gêmeas Carolina e Isabela de Moraes, e a dupla olímpica Nayara e Lara ainda em atividade.

Todas essas atividades estão disponíveis para associados e seus dependentes. Não deixe de conferir! Além do nado sincronizado, veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube. 

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil