Esportes Olímpicos

Esportes Olímpicos

Os Jogos Olímpicos, também conhecido como o maior evento de Esportes Olímpicos do mundo, é uma competição que reúne os melhores atletas de diferentes modalidades esportivas. Neste artigo, vamos conhecer um pouco sobre essas modalidades de Esportes Olímpicos. Vamos lá?

Sumário

Quais são os esportes olímpicos?

1 –Atletismo: O atletismo é o esporte que figura desde os primórdios dos Jogos Olímpicos. É uma das modalidades mais tradicionais com várias categorias, como os 100m, 200m, revezamento 4×100 e outros. Historicamente, os EUA é o país com os atletas mais reconhecidos do mundo.

placeholder
placeholder

2 – Badminton: O badminton estreou nos Jogos Olímpicos em 1992, em Barcelona. A modalidade une um pouco do tênis e vôlei, utilizando uma peteca. A China é a maior campeã da modalidade.

3 – Basquete: O basquete está nas Olimpíadas desde 1936, em Berlim. Os EUA, como era de se esperar, são os grandes vencedores. O Brasil, entretanto, possui uma medalha de prata e quatro de bronze, tendo o ícone Oscar Schmidt como o maior pontuador da história dos jogos, com 1093 pontos em 38 jogos.

4 – Basquete 3×3: Essa é uma das modalidades relativamente novas nas Olímpiadas. Trata-se de uma adaptação do basquete, mas com 3 jogadores para cada equipe, e não 5.

5 – Beisebol e softbol: O beisebol e o softbol não são exatamente novidade nos Jogos Olímpicos. Depois de saírem do programa a partir de Londres 2012, retornaram em 2021, em Tóquio. Os dois são esportes irmãos, sendo o softbol a versão para mulheres, e o beisebol, para homens. Os EUA são os maiores campeões no softbol (3 ouros). Cuba é o destaque no beisebol (3 ouros também). 

placeholder

6 – Boxe: O boxe é um esporte histórico nos Jogos Olímpicos, presente desde 1904, em St. Louis. Trata-se do clássico dois pugilistas se enfrentando em um ringue, a luta pode terminar por nocaute ou pontos.

Os EUA, com 50 ouros, e Cuba, com 37, são os maiores campeões. O Brasil teve um campeão na Rio 2016, o baiano Robson Conceição.

7 – Canoagem slalom:

Essa modalidade é aquela praticada em um circuito de corredeiras. Há balizas no meio do caminho e quem terminar em menos tempo leva a melhor. Essa modalidade estreou nas Olimpíadas em Munique 1972. 

placeholder

8 – Canoagem velocidade: A canoagem velocidade ficou famosa no Brasil com o baiano Isaquias Queiroz e sua medalha no Rio 2016. Ele levou 3 medalhas naquela edição dos Jogos (duas pratas, sendo uma com o parceiro Erlon de Souza, e um bronze).

A Alemanha, historicamente, é a maior campeã, contando os dois estilos de canoagem, com 32 ouros. Esse esporte estreou em Berlim 1936.

9 – Ciclismo (Mountain Bike, BMX Corrida, BMX Freestyle, Pista e Estrada): São cinco modalidades de ciclismo: o BMX Corrida, BMX Freestyle, o Mountain Bike, o Ciclismo de Estrada e o Ciclismo de Pista. Cada um tem suas regras de disputa. Ele se tornou um dos esportes olímpicos na primeira edição da Era Moderna, em Atenas 1896. Com 41 ouros, a França é a maior campeã contando todos.

10 – Escalada: Estreante em 2021, Tóquio, a modalidade conta com três provas: speed, boulder e lead. Cada esportista compete nas três, e a classificação final levará em conta a participação em todas. Países como Japão, Alemanha, Grã-Bretanha e Eslovênia contam com os atletas mais competitivos.

placeholder
placeholder

11 – Esgrima: Presente desde a primeira edição da Era Moderna das Olimpíadas, a modalidade tem a Itália como grande vencedora, com 49 ouros. 

12 – Futebol: O futebol dispensa explicações. É um esporte olímpico desde Londres 1908. O feminino, contudo, só entrou em Atlanta em 1996. A Hungria é a maior campeã, com três ouros, mas o Brasil vem logo atrás com os 2 ouros consecutivos em 2016 e 2020. Já entre as mulheres, nosso país tem duas pratas, e os EUA se destacam, com quatro ouros.

placeholder

13 – Ginástica (Artística, Rítmica e de Trampolim): A ginástica tem três variações: artística, rítmica e de trampolim. A primeira entrou no programa em Atenas 1896. A segunda, em Los Angeles 1984, e a terceira, em Sydney 2000. O quadro geral, levando em conta as três, tem a antiga União Soviética, com 73 ouros, como maior potência. O único campeão do Brasil foi Arthur Zanetti, nas argolas, em Londres 2012.

14 – Golfe: Esse esporte estreou como em 1900, prosseguiu no programa em 1904, mas ficou fora por um longo período. A modalidade só retornou no Rio 2016. Os americanos são os melhores no masculino. Já no feminino, destaque para a Coreia do Sul. Em termos de medalha, os EUA possuem 11 ao todo, sendo 3 ouros. O Brasil nunca subiu ao pódio.

15 – Halterofilismo: Também conhecido como o famoso levantamento de peso. Essa modalidade consiste em dois movimentos: arranco e arremesso. No feminino, a China tem 11 ouros. No masculino, a antiga União Soviética é maior campeã, com 39 ao todo. O Brasil não tem pódios. Está presente nas Olimpíadas desde Atenas 1896. 

placeholder

16 – Handebol: O handebol só se tornou uma modalidade Olímpica em 1936, em Berlim 1936. Depois, saiu do programa. Voltou somente em Munique 1972. Quatro anos depois, em Montreal, as mulheres passaram a competir. A França é a maior campeã entre os homens, com dois ouros. No feminino, a Dinamarca é tricampeã. O Brasil ainda não conseguiu levar pódios. 

placeholder

17 – Hipismo: Até 1952, em Helsinque, somente homens podiam competir nessa modalidade que faz parte dos Jogos Olímpicos desde Paris, em 1900.

No quadro unificado, a Alemanha é a maior potência com 25 ouros. Atualmente, são disputados o adestramento, o concurso completo de equitação (CCE) e os saltos, todas por equipes e no individual. O brasileiro Rodrigo Pessoa foi campeão em Atenas 2004.

18 – Hóquei na grama: Desde Londres 1908, o hóquei na grama está no programa olímpico. A Índia é oito vezes campeã no masculino, e a Holanda e a Austrália são as potências femininas, com três ouros cada. O Brasil nunca subiu ao pódio.

placeholder

19 – Judô: O judô foi disputado pela primeira vez nas Olimpíadas de Tóquio em 1964. Quem é o maior vencedor? Os japoneses, é claro, com um total de 37 ouros. O Brasil é forte também e já subiu ao lugar mais alto do pódio quatro vezes.

20 – Karatê: O karatê estreou nos Jogos Olímpicos em Tóquio. Japão, França, Turquia, Irã e Austrália são os países que reúnem os atletas mais competitivos.

21 – Luta livre e grego-romana: A luta está entre os Esportes Olímpicos desde Atenas, em 1896. Os dois estilos clássicos são o greco-romano e o livre. O segundo fez sua estreia em St. Louis 1904, e somente os Jogos de Paris, em 1900, não tiveram essa modalidade. No quadro de medalhas unificado, a União Soviética é a principal vencedora, com 62 ouros, e os EUA vêm em segundo, com 54. O Brasil nunca levou medalha.

22 – Maratona aquática: Essa modalidade olímpica só entrou em Pequim em 2008. Ela é disputada em ambiente aberto (mares ou rios). A distância olímpica é 10km e vence quem chega mais rápido no fim do percurso. A brasileira Poliana Okimoto é dona de um bronze nos 10 km na Rio 2016.

23 – Nado artísticoConsiderado um balé na água, o nado artístico figurou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. EUA e Canadá são potências, mas a Rússia é o principal país, com 10 ouros ao todo. Somente mulheres disputam essa modalidade nas Olimpíadas. Antigamente, ela era conhecida como nado sincronizado.

placeholder

24 – Natação: Essa é uma modalidade mais tradicional das Olimpíadas. Ela foi disputada em todas as edições e, desde 1912, tem a participação de mulheres também. Os EUA são os maiores campeões com 246 ouros. Uma curiosidade é que essa modalidade é a que mais distribui medalhas em uma edição dos Jogos Olímpicos, pois tem várias classes de disputa diferentes. O Brasil tem 14 medalhas, sendo um ouro.



25 – Pentatlo moderno: O pentatlo é uma modalidade que reúne esgrima, natação, atletismo, tiro e hipismo. A curiosidade é que é um esporte criado especificamente para as Olimpíadas. Foi um desejo do criador dos Jogos da Era Moderna, o Barão de Coubertin. A primeira edição que contou com esse esporte olímpico foi Estocolmo 1912. Hungria e Suécia, com 9 ouros cada, são as maiores campeãs. A brasileira Yane Marques foi bronze em Londres 2012.

placeholder

26 – Polo aquático: É um dos Esportes Olímpicos que estreou em Paris 1900. É como uma partida de handebol, só que na água, e o objetivo dos jogadores é fazer gols. A Hungria tem 9 ouros no masculino, e os EUA possuem dois no feminino. O Brasil não tem medalhas.

27 – Remo: O remo também fez sua estreia em Paris 1900. No quadro geral, EUA e a antiga Alemanha Oriental são os maiores campeões, com 33 ouros. Mas os americanos possuem 89 pódios ao todo, contra 48 dos europeus. O Brasil não tem medalhas Olímpicas, contudo, é um esporte bastante praticado por aqui. Muitos times de futebol populares do país têm sua origem como clubes de regatas.

 

28 – Rugby: Nos Jogos de 1900, 1908 e 1924, o rugby teve disputa por pódio. Depois de um longo intervalo, o esporte retornou nos Jogos Olímpicos Rio 2016 com a modalidade de sete jogadores. A mais popular, contudo, conta com 15 de cada lado. Os EUA possuem dois ouros, e o Brasil não tem conquistas no cenário das Olimpíadas.

29 – Saltos ornamentais: Nessa modalidade, os atletas saltam de plataformas de alturas diferentes e fazem acrobacias. Desde 1904, é um dos esportes olímpicos. EUA, com 49 ouros, e China, com 33, são os maiores campeões. O Brasil ainda segue em busca de pódios.

placeholder

30 – Skate: É um dos novatos nos Jogos Olímpicos. É uma tentativa do COI de rejuvenescer as Olimpíadas e teve sua estreia em 2021, em Tóquio.

31 – Surfe: Assim como o skate, o surfe estreou como um dos Esportes Olímpicos no Japão. A exemplo da modalidade anterior, Brasil e EUA são destaques também. A modalidade nem precisa ser apresentada, afinal, é muito popular nas praias por aqui.

32 –Taekwondo: O taekwondo entrou no rol de Esportes Olímpicos em 1988 na Coreia do Sul. Esse país, aliás, é o berço desta arte marcial. Contudo, a modalidade só foi valer medalha em Sydney 2000. O Brasil possui dois bronzes, e os sul-coreanos são os maiores campeões com 12 ouros.

placeholder

33 – Tênis: EUA e Grã-Bretanha são os países dominantes, com 21 e 17 ouros, respectivamente. O tênis estreou em Atenas 1896, mas deixou de estar entre os Esportes Olímpicos a partir de Amsterdã 1928. A modalidade voltou para o programa em Seul 1988. Há disputas femininas e masculinas, em dupla e individual. 

34 – Tênis de mesa: O tênis de mesa começou como modalidade Olímpica em 1988. Muita gente conhece como “ping-pong” ou “pingue-pongue”. Nesse esporte não tem discussão: a China é a maior campeã e possui 28 ouros. A Coreia do Sul, vice-colocada, tem somente três.

35 – TiroO tiro esportivo é disputado desde a primeira edição da Era Moderna em 1896. Apenas nas edições de St. Louis, em 1904, e Amsterdã, em 1928 não foi disputado. No quadro geral, contando masculino e feminino, os EUA são os maiores campeões, com 54 ouros. A primeira medalha da história brasileira nos Jogos foi nesse esporte. Aconteceu em 1920 com Guilherme Paraense

placeholder

36 – Tiro com arco: Essa modalidade olímpica é disputada desde Paris 1900. Os sul-coreanos, com 23 ouros, são os maiores vencedores. O Brasil nunca subiu ao pódio. No Japão, haverá disputas individuais (masculinas e femininas), por equipes (nos dois naipes) e mistas (misturando homens e mulheres).

 

37 – Triatlo: Essa modalidade é considerada “jovem” nos Jogos Olímpicos. Entrou no programa em Sydney 2000. Funciona assim: o atleta nada 1,5 km, pedala 40 km e corre 10 km. Não há intervalo entre as provas! Ou seja, é de resistência! Grã-Bretanha e Suíça têm dois ouros cada, e o Brasil não tem conquistas nessa disputa.

placeholder

38 – Vela: A vela está desde Paris 1900 no rol dos Esportes Olímpicos e só não ocorreu em 1904. Com 27 ouros, a Grã-Bretanha é a maior campeã. Contudo, o Brasil é bem forte nesse esporte. São 7 ouros (e 18 pódios ao todo).

39 – Vôlei: O vôlei vai voltar para o país onde fez sua estreia como um dos Esportes Olímpicos. Foi em 1964 na edição de Tóquio. O esporte dispensa apresentações, e o Brasil é uma potência. No masculino, são três ouros, e o status de maior campeão juntamente com a União Soviética. E, no feminino, são dois.

 

40 – Vôlei de praia: Para finalizar, chegamos ao vôlei de praia. É uma modalidade extremamente popular no Brasil, disputada nas areias pelo país inteiro. Barcelona 1992 foi a primeira vez que foi disputado. Brasileiros e americanos são os principais competidores dessa modalidade que põe duplas frente a frente.

placeholder
placeholder

Quer praticar um esporte olímpico? Vem pro clube Paineiras do Morumby!

  • O clube Paineiras possui uma área formativa responsável por mais de 3000 alunos, oferecendo diversos cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo nas mais variadas modalidades.


    Os setores SEFFE (Setor de Educação Física e Formação Esportiva) e SAT (Setor de Aperfeiçoamento Técnico) atendem crianças e jovens em busca do desenvolvimento motor, psico-afetivo e social, despertando neles o interesse pela prática esportiva.


    O clube também possui uma área competitiva, se destacando em várias modalidades esportivas, disputando diversos tipos de campeonatos, nacionais, internacionais e interclubes, para as mais variadas faixas etárias e modalidades, desde os campeonatos para jovens e crianças até as competições de master.

  • O clube apoia diversas modalidades, tais como:


    • Beach tennis;
    • Bocha;
    • Boxe;
    • Canoagem e Remo;
    • Condicionamento Físico Gold;
    • Crossfit LPO;
    • Futebol de veteranos;
    • Futsal;
    • Futevôlei;
    • Ginástica e Fitness;
    • Jiu Jitsu;
    • Peteca;
    • Pilates;
    • SCORD (Grupo de Corridas);
    • Skate;
    • Squash;
    • Stand Up Paddle;
    • Tênis;
    • Tênis de mesa;
    • Treinamento funcional;
    • Vôlei de areia;
    • Voleibol master e muito mais.

    Quer praticar e aprender o melhor dos Esportes Olímpicos? Entre em contato na nossa central e venha fazer parte do clube Paineiras do Morumby. Sua família merece.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil