O mistério da gestação silenciosa

Compartilhe:

Paineirense: você já ouviu falar sobre algum caso em que uma mulher descobriu a gravidez somente na hora de dar a luz, ou em uma fase já avançada da gestação? A chamada gravidez silenciosa não se trata de um processo não é tão comum, porém, é totalmente possível de acontecer. Em muitos casos, a gestante não apresenta sintomas ou qualquer indício de que está grávida, o que dificulta a identificação.

De acordo com pesquisa publicada no Journal of the Royal Society of Medicine, de cada 475 mulheres grávidas, 1 pode estar com até 20 semanas de gestação e não ter conhecimento sobre isso. O estudo também apontou que 1 em cada 2.500 mulheres só descobre a gravidez quando entra em trabalho de parto.

Nos casos de gravidez silenciosa, mesmo que não haja a ausência completa de sintomas, alguns sinais típicos podem ser confundidos ou atribuídos a outras causas, como por exemplo, a tensão pré-menstrual. Em algumas situações, a gestante permanece tendo sangramentos e não apresenta saliência aparente na região da barriga. Em outras, o bebê pode se manter quieto durante o processo ou a placenta estar situada na frente do útero, o que dificulta a identificação dos movimentos da criança.

Outro ponto que é fundamental para se entender esses casos é que os sinais e sintomas se manifestam de forma diferente em cada gestante, o que torna a identificação visual ainda mais subjetiva. Isso vale para os sintomas mais comuns de uma gravidez, que incluem as famosas náuseas, ganho de peso, vômitos e cansaço.

A gravidez silenciosa é um quadro complexo e, conforme citado anteriormente, pode variar muito de pessoa para pessoa. Entretanto, há 3 pontos mas três pontos que podem ser considerados e observados com atenção:


Atrasos na menstruação e sangramentos

Quando a menstruação não ocorre, uma das possibilidades é a gravidez, mas é também comum haver atrasos no ciclo reprodutivo.No entanto, muitas mulheres têm os ciclos menstruais irregulares e ficam períodos normalmente sem menstruar. Por outro lado, existem mulheres que têm pequenos sangramentos durante a gravidez.


Enjoos e dores de cabeça

Muitas mulheres passam pela gravidez, praticamente sem sentir enjoos e dores de cabeça. O que também pode acontece é ela, inconscientemente, negar a possibilidade de estar grávida. Dessa forma, ela encara um enjoo ou dor abdominal como um problema do estômago ou intestino.


Saliência abdominal

Talvez o maior dos questionamentos seja como a pessoa não percebe a barriga crescer. Isso é mais comum em gestantes obesas, mas não se trata de algo exclusivo. Há casos de grávidas magras que passam por isso e acabam não percebendo. Uma das explicações para este caso é a força da musculatura abdominal, que impede que o útero vá para frente. O útero cresce, mas não fica tão perceptível.

Por fim, vale ressaltar que não existem métodos específicos para prevenir uma gravidez silenciosa, mas é fundamental que a mulher realize um acompanhamento regular com um médico, especialmente para as que não menstruam ou têm um ciclo irregular. Consultas de rotina ao ginecologista ajudam a não ter surpresas.