Junho vermelho: salvando vidas

Compartilhe:

Um mês especial para celebrar e relembrar as pessoas sobre um ato nobre e muito importante: a doação de sangue. Em 14 de junho, inclusive, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data definida pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em homenagem ao nascimento do imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos sanguíneos. Por conta desse fato, o chamado Junho Vermelho foi o mês foi escolhido para simbolizar a campanha.

Todos os dias, milhões de pessoas necessitam de transfusão de sangue por diferentes razões. A doação pode salvar vidas de pessoas em casos de cirurgias, transplantes, situações de urgência e emergência, além do tratamento de doenças como anemia e leucemia. Para quem não sabe, a doação de uma pessoa é capaz de salvar até 4 vidas. Por tudo isso, é fundamental que os bancos de sangue se mantenham abastecidos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram coletadas 2.452.425 o que representou um aumento de 112.377 bolsas de sangue em comparação com 2022 que foram coletadas 2.340.048. Por volta de 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil trabalha, constantemente, para aumentar o índice de doação.

De forma bem-sucedida, o Paineiras realiza esse mesmo trabalho com seu público. Vale destacar que a comunidade de doadores de sangue do Paineiras, formada ao longo dos anos em que o clube promove tão importante ação voluntária, nunca decepciona. Na última campanha, organizada no dia 14 de março, todos os horários de agendamento foram preenchidos em tempo recorde. Essa foi a primeira doação organizada pelo clube em 2024, em parceria com o Hospital Albert Einstein.

E, por falar nisso, no próximo mês, mais precisamente em 2/7, o Paineiras realiza a 17ª Campanha de Doação de Sangue de sua história. Por meio do Centro Médico e do Departamento de Assistência Social do Paineiras – DASP, contará com a parceria do Hospital Sírio Libanês e acontece no Saguão Social.

O que é preciso para doar?

De acordo com o Ministério da Saúde, para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o Centro Médico para saber se está apto a doar.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Para dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.

Para ficar por dentro de todas as informações da 17ª Doação de Sangue do Paineiras, clique aqui.