Manter a Forma

Manter a forma
Compartilhe:

Manter a forma pode ajudar desde a erradicar a ansiedade e a baixa auto-estima, até combater as noites sem dormir e o envelhecimento.

As razões para exercitar-se espalham-se por toda parte – e vão muito além dos objetivos principais de emagrecer ou tonificar. Aqui separamos algumas razões pelas quais você deve começar hoje a se preocupar em manter a forma.

Sumário

A importância de manter a forma

Aumente sua expectativa de vida

Numerosos estudos têm demonstrado que a atividade física regular aumenta a expectativa de vida e reduz o risco de mortalidade prematura. Não existe uma fórmula mágica que traduz horas de atividade física em horas de vida ganhas, mas pesquisas sugerem que pessoas mais ativas tendem a ser mais saudáveis e tendem a viver mais.

Reduza o risco de lesões

O exercício regular e a atividade física aumentam a força muscular, densidade óssea, flexibilidade e estabilidade. Manter a forma pode reduzir o risco e aumentar a resiliência a lesões acidentais, especialmente à medida que você envelhece. Por exemplo, músculos mais fortes e melhor equilíbrio significam que é menos provável que você escorregue e caia, e os ossos mais fortes significam que é menos provável que você sofra lesões ósseas se você cair.

Melhora sua qualidade de vida

Um estilo de vida sedentário e a falta de atividade física podem prejudicar o corpo de uma pessoa. A inatividade física está associada a um risco aumentado de certos tipos de câncer, inúmeras doenças crônicas e problemas de saúde mental. O exercício, no entanto, demonstrou melhorar o humor e a saúde mental, além de proporcionar inúmeros benefícios à saúde. É claro que a aptidão física também permite que você faça coisas que, de outra forma, não seria capaz de fazer.

manter a forma 2

Maneiras de manter a forma

1 - Faça seus exames

Vá ao seu médico para o seu exame físico anual apenas para se certificar de que tudo está como deveria estar. Se você tem seguro, geralmente esses serviços são cobertos, portanto, aproveite ao máximo seus benefícios. Dito isto, conheça seu próprio corpo para estar ciente quando algo parece errado. Faça auto-exames de mama ou testicular e verifique sinais suspeitos. Faça exames regularmente, mesmo que você esteja saudável, para que, se e quando algo estiver anormal, você saiba e possa agir, em conjunto com seu médico.

manter a forma 3

2 - Durma bem

O sono afeta tremendamente nossa saúde física e mental, e muitos de nós não dormimos o suficiente de acordo com a Clínica Mayo. A falta de sono afeta negativamente o metabolismo, o humor, a concentração, a memória, as habilidades motoras, os hormônios do estresse e até o sistema imunológico e a saúde cardiovascular. O sono permite que o corpo se cure, repare e rejuvenesça de uma maneira que simplesmente não pode quando a pessoa está acordada.

3 - Exercício é a chave

Mesmo que você saia para caminhar algumas vezes por semana, o exercício é importante em sua rotina diária para se manter em forma e saudável. O exercício cardiovascular ajuda a fortalecer o coração e os pulmões, o treinamento de força ajuda a fortalecer os músculos e o alongamento ajuda a reduzir o risco de lesões aumentando a flexibilidade. O exercício também melhora a circulação e a consciência corporal, e o exercício regular pode ajudar a combater a depressão.

4 - Coma uma dieta saudável

Coloque o máximo possível de frutas frescas, vegetais e grãos integrais em sua dieta e torne-os a parte principal de sua dieta geral. Inclua fontes magras de proteína, como aves, peixes, tofu e feijão. Coma refeições equilibradas e não coma demais. Pare de comer antes de ficar completamente cheio e dê a si mesmo a chance de digerir sua comida. Lanche em alimentos integrais, como frutas, legumes e nozes. Evite alimentos altamente processados que contenham adoçantes ou cores artificiais, açúcares ocultos ou gordura excessiva.

manter a forma 4

5 - Coma Café da Manhã Todos os Dias

Tome um pequeno café da manhã saudável para começar bem o seu dia. Ele prepara você para que você tenha energia e combustível para um ótimo desempenho mental e físico. Tomar café da manhã ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e um peso saudável, porque é menos provável que você exagere no final do dia.

6 - Beba água

Nossos corpos são feitos principalmente de água. A maioria dos líquidos e alimentos contém água que ajudará a manter nosso corpo hidratado, mas a água fresca, limpa e pura ainda é a melhor e mais saudável bebida para manter um corpo saudável. É o limpador mais natural para nossos órgãos e sistema digestivo. Estar hidratado é crucial para o cérebro, bem como para ajudar a eliminar as toxinas através da pele (transpiração) e da urina.

manter a forma 5

7 - Não fique estressado

O estresse não é bom, pois prejudica o corpo e pode causar uma infinidade de problemas, desde problemas cardíacos até problemas digestivos. Exercício, meditação, fazer o que você ama, limites apropriados, espiritualidade, estar na natureza e hobbies agradáveis ajudam a aliviar os efeitos nocivos do estresse no corpo.

Mantenha a forma no Clube Paineiras do Morumby

Incentive sua família a ser mais ativa e desafie-se a atingir metas de atividade física diárias ou semanais. Pratique esportes ao ar livre, agende um horário todos os dias para ir à academia ou pratique hobbies saudáveis ​​e ativos, como caminhadas ou ciclismo. Faça do exercício e da atividade física uma parte permanente da sua rotina diária!

Faça uma das atividades esportivas do Clube Paineiras do Morumby para manter a forma da melhor forma possível. Não deixe de conferir!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil