Karatê

Compartilhe:

O karatê é uma arte marcial japonesa cujos aspectos físicos buscam o desenvolvimento de movimentos corporais defensivos e de contra-ataque. Os temas do treinamento tradicional de karatê são luta e autodefesa, embora seus aspectos mentais e morais visem a melhoria geral do indivíduo. Isso é facilitado pela disciplina e esforço persistente exigidos no treinamento. 

Se o karatê tivesse que ser descrito em apenas uma frase, então a mais adequada poderia ser “Você nunca ataca primeiro no karatê”. Esta é uma máxima de Gichin Funakoshi (1868-1957), o Okinawa que trouxe o karatê para o Japão em 1922, e que é aceito como o pai do karatê moderno.

Hoje existem quatro estilos principais de karatê no Japão: Shotokan, Goju-ryu, Shito-ryu e Wado-ryu. Shotokan, embora nunca descrito como um estilo por Gichin Funakoshi, tem sido considerado como seu. Na verdade, Shotokan era o nome de seu dōjo, escolhido após o pseudônimo usado por Funakoshi para assinar poemas escritos em sua juventude. O Karate Shotokan é caracterizado por técnicas lineares poderosas e posturas fortes e profundas. É o estilo ensinado no Tulane Karate Club.

Sumário

O Dojo Kun

Um Dojo Kun é uma afirmação verbal que é recitada por todos os alunos, geralmente no final de cada sessão de treinamento.

O objetivo do Dojo Kun é lembrar a todos os alunos do dojo, independentemente de sua classificação, que o crescimento físico, mental e espiritual que eles desfrutam como um subproduto de seu treinamento de karatê também deve se estender além das paredes do dojo.

O seguinte Dojo Kun é tirado dos 20 Preceitos do Mestre Gichin Funakoshi, deve ser recitado em voz alta uma linha de cada vez, primeiro pelo Sensei do dojo ou Sempai sênior, e então repetido imediatamente depois em uníssono por todos os alunos presentes antes da saudação final no final de cada aula.

  • Hitotsu! Jinkaku kansei ni tsutomuru koto! (Busque a perfeição de caráter!)
  • Hitotsu! Makoto no michi o mamoru koto! (Seja fiel!)
  • Hitotsu! Doryoku no seishin o yashinau koto! (Esforce-se)
  • Hitotsu! Reigi o omonzuru koto! (Respeite os outros!)
  • Hitotsu!  Kekki no yu o imashimuru koto! (Abster-se de comportamento violento!)

As explicações a seguir estabelecem o significado do Dojo Kun.

karate 2

1. Busque a Perfeição de Caráter

Caráter

Isso significa que a arte do karatê é mais do que apenas física. Todos os iniciantes, especialmente os jovens, devem aprender a importância da construção do caráter por meio de disciplina e treinamento rigoroso. Para o iniciante, o processo de construção do personagem começa com o aperfeiçoamento das técnicas por meio da repetição. 

O espírito de luta será alcançado à medida que se ganha mais confiança através do desenvolvimento de técnicas mais fortes. Treine para despertar o espírito, não apenas para lutar, mas para superar problemas pessoais, especialmente em tempos de doença, crise doméstica ou problemas de negócios. É um longo caminho para desenvolver esses valores espirituais, mas uma vez que o conceito seja entendido e experimentado, ele proporcionará um benefício vitalício de força e paz interior.

2. Seja fiel

Lealdade

Ser fiel é uma forte tradição samurai e uma extensão da influência de Confúcio na família e nas artes marciais. A fé a ser demonstrada está em seu sensei e dojo. O estudante deve sempre ser fiel ao seu sensei e seguir o mesmo caminho que um samurai medieval era obrigado a seguir seu senhor feudal até a morte sem hesitação. 

Embora isso possa parecer incomum nos dias de hoje, não é razoável esperar que um sensei ensine tudo o que sabe a um aluno que provavelmente sairá pelo menor motivo. O aluno deve provar sua lealdade ao longo dos anos. A fé e a lealdade estendidas ao sensei serão recompensadas, pois uma quantidade maior de conhecimento e sabedoria será repassada ao aluno e esse vínculo entre sensei e aluno é extremamente valioso e é a base da relação de aprendizagem.

3. Esforce-se

Esforço

Esforçar-se significa total dedicação e empenho necessários para atingir o domínio da arte. Em nenhum caso a maestria é possível sem esforço extenuante e sacrifício por parte do praticante. O esforço deve ser de natureza sincera e não apenas superficial. Um esforço sério por parte do aluno será reconhecido pelo sensei que, por sua vez, passará mais tempo com ele.

Karatê

4. Respeite os outros

Etiqueta

O respeito pelos outros é uma parte importante da cultura japonesa e de Okinawa, portanto, comum às artes marciais. Gichin Funakoshi enfatizou que o karatê começa e termina com etiqueta. Ele também afirmou que sem cortesia não há dojo. Isso é um reflexo da natureza formal do povo japonês e pode ser observado se curvando durante o treinamento, bem como em casa ou no escritório. 

A etiqueta do dojo é bem definida. Você se curva corretamente e mostra respeito em tudo que faz e onde quer que vá. O respeito se estende a todos… senseis, pais, educadores, lei, falecidos, natureza, etc.

5. Abster-se de comportamento violento

Controle

Um lutador treinado é uma pessoa com um espírito competitivo feroz e grande força, por isso é injusto usá-lo contra uma pessoa não treinada. O espírito do karatê-ka é imbatível e deve usar seu conhecimento apenas por causa da justiça. Uma pessoa de caráter pode se afastar de uma briga porque está no controle de suas emoções e está em paz consigo mesma. 

Ele não tem que testar suas habilidades na rua. Ele vence sem lutar e não se arrependerá porque ninguém ficará ferido. Abster-se de comportamento violento é difícil de explicar para muitos ocidentais por causa de seu ambiente, ou a atitude de ganhar torneios e eles querem fazê-lo o mais rápido possível, o que é contra os princípios do karate-do e do dojo kun. Portanto, é necessário que os instrutores lembrem constantemente aos alunos a importância do dojo kun.

karate 3

Karatê no Clube Paineiras do Morumby (SEFFE - Setor de Educação Física e Formação Esportiva E SAT - Setor de Aperfeiçoamento Técnico)

Atende crianças a partir de 05 anos, completados no semestre corrente do ano.

Objetivo: aprendizagem dos fundamentos básicos da modalidade, desenvolvendo as qualidades físicas básicas, o gosto e o interesse pela prática do esporte.

Confira o regulamento completo da atividade do karatê aqui. Veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube. 

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil