Outubro Rosa: a saúde não pode esperar

Compartilhe:
iStock 1272231385 scaled

A pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas mudassem a sua rotina de cuidados com a saúde, como consultas periódicas e realização de exames. Para as mulheres, esta situação não foi diferente. A pandemia ainda está presente e exigindo ainda muita vigilância e atenção, mas outros pontos da saúde não podem esperar. Por isso, em outubro, a luta contra o câncer de mama, o mais preponderante entre as mulheres, é sempre enfatizada.

Desde a década de 1990, outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. A doença pode evoluir de diferentes formas, e há vários tipos de câncer de mama: alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma.

Sintomas

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia; descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

Diagnóstico

É efetuado pelo exame clínico das mamas. A título de exemplo: um nódulo, ou outro sintoma suspeito nas mamas, deve ser investigado, para confirmar se é ou não câncer de mama. Outra possibilidade são os exames de imagem, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.

A confirmação diagnóstica só é feita, porém, por meio da biópsia. A técnica consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita, por meio de punções (extração por agulha), ou de uma pequena cirurgia. O material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico. O diagnóstico precoce, portanto, é uma estratégia que possibilita terapias mais simples e efetivas, ao contribuir para a redução do estágio de apresentação do câncer.

Tratamento

O tratamento do câncer de mama é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. O médico vai escolher o tratamento mais adequado, de acordo com a localização, com o tipo do câncer e com a extensão da doença. Existe tratamento para câncer de mama, com atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prevenção

A prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados como modificáveis. Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física, baixo consumo de frutas e de vegetais, para além do uso de álcool e de tabacos.

Estima-se que, por meio da alimentação, da nutrição e da atividade física, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada como um fator protetor.

A terapia de reposição hormonal (TRH), quando estritamente indicada, deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário.

Procure o seu médico e faça a sua prevenção!

Fonte:

Site do Inca e Ministério da Saúde

Dra. Márcia Cavalheiro Bento

Médica Responsável Técnica pelo Centro Médico do Clube Paineiras do Morumby

CREMESP 79638