Para um sorriso saudável

Compartilhe:

Na busca por um sorriso bonito e perfeito, muitos métodos vêm sendo desenvolvidos por profissionais especializados e disponibilizados nos consultórios odontológicos. Dentre essas opções, as facetas e as lentes de contato dental vêm recebendo cada vez mais adeptos. As técnicas trazem resultados satisfatórios, porém, alguns cuidados precisam ser seguidos para que o efeito seja realmente positivo e duradouro.

Para ajudar na questão dois cuidados necessários, a especialista em Ortodontia, Odontologia Hospitalar e estética dental, Adriana Della Nina mostra o caminho e dá dicas do que deve ser feito após a aplicação dos métodos:

Higiene oral rigorosa – Continue escovando os dentes pelo menos duas vezes ao dia e use fio dental diariamente. Opte por uma escova de dentes macia e um creme dental recomendado pelo seu dentista. A boa higiene oral é de extrema importância para a conservação das lentes e facetas.

Evite alimentos e bebidas que mancham os dentes – Reduza o consumo de café, chá, vinho tinto e alimentos pigmentados, pois eles podem manchar as lentes e facetas. Se consumir esses itens, enxágue a boca ou escove os dentes em seguida.

Evite hábitos destrutivos – Evite morder objetos como canetas ou abrir embalagens com os dentes, ou mesmo hábitos como roer unhas, morder lápis ou mastigar gelo. Tudo isso pode danificar as lentes ou facetas.

Consultas regulares ao dentistaMantenha consultas de acompanhamento regulares com seu dentista para garantir que as lentes e facetas estejam em boas condições e para fazer ajustes, se necessário. As consultas regulares para quem usam lentes e facetas devem ser feitas a cada três meses.

Protetores bucais – Se praticar esportes de contato ou se tiver o hábito de ranger os dentes durante o sono, considere o uso de um protetor bucal para proteger suas restaurações. Após o tratamento de confecção das lentes o ideal é a utilização de placas que promovem a conservação das lentes e facetas.

Dieta equilibrada – Estabeleça uma dieta rica em alimentos saudáveis, como frutas, legumes e proteínas magras, para manter seus dentes e gengivas saudáveis.

Evite o tabaco – Se você fuma, considere parar, pois o tabaco pode manchar e danificar as restaurações.

Atenção ao bruxismo – Caso sofra de bruxismo (ranger dos dentes), converse com seu dentista sobre a possibilidade de usar uma placa noturna para proteger suas lentes e facetas.

Lide com a sensibilidade – É normal sentir alguma sensibilidade nos primeiros dias após a colocação das lentes ou facetas. Se persistir, informe seu dentista.

 

De acordo com Dra. Adriana, seguindo essas orientações e mantendo uma boa higiene oral, você pode desfrutar de um sorriso radiante e duradouro com suas novas lentes e facetas dentais. E o principal: lembre-se sempre de seguir as recomendações específicas do seu dentista para o melhor cuidado possível.