Prevenção e tratamento das câimbras

Compartilhe:

Provavelmente você já deve ter passado por isso: uma dor intensa, no meio de um exercício ou qualquer atividade do dia a dia, que simplesmente te paralisa? São as câimbras, provocadas por contrações súbitas e involuntárias de um ou mais músculos. Costumam ser repentinas e prolongadas, com duração média de 10 minutos. Essa desagradável experiência pode ter diversas causas, mas pode ser prevenida e tratada.

 

O que causa as câimbras?

Essas dores momentaneamente insuportáveis vêm à tona por diversos motivos, que podem ser muito distintos uns dos outros, como:

– Falta de atividade física ou atividade física intensa, com acúmulo de ácido láctico ou falta de oxigênio dentro do músculo

 – Falta de exercícios de alongamento

– Desidratação

– Distúrbios dos minerais do corpo (níveis baixos de potássio, magnésio, cálcio)

– Disfunções neurológicas e metabólicas (diabetes, doenças da tireoide)

 – Hemodiálise ou insuficiência renal

– Alguns medicamentos (diuréticos, donepezila, neostigmina, raloxifeno, nifedipina, terbutalina, salbutamol ou lovastatina)

– Presença de toxinas

– Varizes de membros inferiores (má circulação)

– Gravidez

– Anemia

– Baixas temperaturas

 

Maneiras de tratar

No momento da dor, parece que não há nada que faça a câimbra parar ou diminuir de intensidade. Mas há sempre o que fazer para amenizar a situação e suavizar o sofrimento momentâneo. A primeira atitude é parar a atividade física imediatamente. Na sequência, massageie firmemente o músculo afetado, com movimentos circulares, respirando profundamente. Em seguida, realize um alongamento suave.

O que também pode ajudar é a aplicação de calor no local, utilizando uma bolsa com água morna. Vale ressaltar que, para câimbras recorrentes ou episódios com duração maior do que 10 minutos, a recomendação é procurar um médico.

 

Trabalhando na prevenção

Para evitar que essas fortes dores te surpreendam, há alguns hábitos que podem contribuir com a prevenção das câimbras. São práticas simples, que podem ser adicionadas ao cotidiano sem grandes dificuldades:

 

Hidratação: Beber pelo menos 2 litros de água por dia

Alimentação balanceada: Consumir alimentos ricos em magnésio, potássio e cálcio

Aquecimento e alongamento: Alongar e aquecer os músculos antes da atividade física e lembrar de se alongar também ao final do exercício.

Cuidado com a postura: Não estar muito tempo na mesma posição, seja a trabalhar ou em atividades de lazer. Fazer pausas periodicamente e andar um pouco.

 

DRA. ANA CAROLINA DE QUEIROZ (CRM-SP 112.505)