Hobby e disciplina

Ligia Aranha scaled

 

Psicóloga de formação e profissão, mas uma esportista de coração e alma. A associada Ligia Aranha leva a vida dividindo seu tempo para sempre fazer o que mais ama, com disciplina de quem coloca como prioridade seus compromissos pessoais, mas também seu principal hobby: o remo. Na água, ela encontrou uma atividade que, além da saúde, lhe traz inúmeros benefícios, prazeres e realizações, além da possibilidade de competir pelo Paineiras.

 

A paineirense, inclusive, vive a expectativa e preparação para disputar o mundial da modalidade, que será realizado na França. Em setembro, ela embarca para Bordeaux, onde realizará o sonho de encontrar e competir com os melhores nomes do remo no planeta. Para isso, arruma uma brecha em sua agenda e acorda cedo para manter uma rotina constante de treinamentos.

 

Seu esforço e sua evolução já têm proporcionado resultados e momentos inesquecíveis dentro do esporte. Recentemente, ela conquistou a medalha de bronze Four Feminino no encontro sul-americano de másters da modalidade, disputado na raia da Universidade de São Paulo – USP. “Foi uma emoção muito grande e a medalha parecia de olimpíada, mesmo. Pesada e com faixa decorativa, muito bem-feita. Foi muito legal”, conta.

 

Ligia faz parte da comunidade paineirense desde seus 7 anos de idade, quando, junto de sua família, mudou de Jacupiranga para São Paulo. Desde seus 15, ela admirava os praticantes de remo, alguns deles, associados inclusive. Mas foi só há cerca de 4 anos que ela de fato começou na modalidade, quando foi morar nas proximidades da USP, onde treina pelas manhãs.

 

O caminho trilhado por Ligia no remo não foi simples. Segundo ela, se trata de um esporte difícil, muito diferente, por exemplo, da prática nas máquinas que simulam a modalidade nas academias. “É uma modalidade muito difícil, pois há vários fatores que precisam ser trabalhados em conjunto como equilíbrio, técnica, resistência e força. É um esporte completo e essa é a parte que acho mais legal. Pois ele te possibilita também o contato direto com cenários lindos natureza”, detalha.

 

Ela também salienta a relação que o esportista da modalidade tem com o barco. Há todo um cuidado com o principal “aliado” do atleta durante a competição. “São uma série de ajustes que precisam ser feitos, a maneira como você leva ele para a água, se precisa de ajuda ou se pode oferecer ajuda a quem precisa, além do jeito que você guarda. Costumo dizer que é muito mais que um hobby”, enfatiza.

 

O amor de Ligia pelo remo só cresce e, a cada dia, ela trabalha para melhorar sua performance e resultados na modalidade. Mas, como dito anteriormente, ela é uma esportista de corpo e alma. Há outros capítulos na vida da associada que estão diretamente ligados às atividades físicas.

 

“Quando criança, fiz 7 anos de ballet no clube e também fiz parte da equipe competitiva de natação do Paineiras, esporte que fazia por influência da minha maior referência: meu avô. Não pude conhece-lo pessoalmente, sempre ouvi falar dele como um superesportista”, frisa a associada.

 

Hoje, Ligia segue aproveitando o clube de maneira intensa, assim como ela leva suas atividades pessoais e profissionais, fazendo valer cada segundo do seu tempo para buscar mais realizações.

Leia também: