Sono x qualidade de vida

Compartilhe:

Para quem busca melhores resultados em exercícios, dietas e suplementação, existe um pilar tão ou mais importante que os citados anteriormente: o sono. Uma boa noite de sono é essencial para uma completa recuperação muscular e de energia.

Deixar de cuidar do sono pode gerar prejuízos na recuperação e, consequentemente, no rendimento em treinos e nas atividades de rotina. Além disso, o hábito pode resultar em grande sobrecarga para o corpo, o que pode ocasionar o surgimento de lesões que podem causar afastamento dos treinamentos por dias, semanas e até meses.

Os tipos de sono

Quando a pessoa dorme, o sono passa por etapas, que são o sono “leve” (NÃO-REM) e o sono “pesado” (REM). O NÃO-REM acontece quando a pessoa já está dormindo, porém o cérebro e olhos seguem em estado de vigília, e nesse momento, ela pode despertar ao ouvir pequenos barulhos ou sentir pequenas movimentações. Nesse estado, os sonhos não acontecem. Já o sono REM é aquele em que a pessoa entra em um processo de relaxamento profundo, inclusive é o momento que acontecem os sonhos.

 

O sono adequado

Um sono considerado como adequado tem pelo menos 5 ciclos REM e promovem a sensação de relaxamento e recuperação. Também é durante o sono que ocorrem as produções naturais de hormônios em seu corpo, a maior parte dessa produção acontece durante o sono REM. O desequilíbrio hormonal pode trazer prejuízos no rendimento dos treinos e também nas atividades de rotina.

iStock 1132941028 scaled

Para ter um sono de qualidade

Para se obter uma melhora na qualidade do sono e, consequentemente, na qualidade de vida, longevidade e resultados estéticos em exercícios, é fundamental criar os seguintes hábitos:

– Evite fazer refeições grandes pouco tempo antes do horário de dormir

– Desligue a TV, deixe o celular de lado e desligue todas as luzes do ambiente que você dorme pelo menos 20 minutos antes de dormir.

– Evite o consumo de cafeína e outros estimulantes de 4 a 6 horas antes de dormir

– Tenha horários para acordar, mas também tenha horários para dormir

– Evite ao máximo utilizar o modo soneca do despertador

– Chás relaxantes (como camomila e maracujá) são bem-vindos para auxiliar na melhora da qualidade do sono.

 

Nutricionista João Morais – CRN-3 58093