Cursos Culturais: Musicalização Infantil

Cursos Culturais: Musicalização Infantil

Caminho didático, leve e divertido para aprendizado e desenvolvimento. É assim que as aulas de musicalização infantil se apresentam para os pequenos paineirenses logo no início da vida. O curso para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, por meio, por meio da iniciação musical, trabalha diversos aspectos que podem contribuir e muito para a criação e evolução de habilidades, indo muito além dos conceitos musicais.

Mas será que as aulas são bem aproveitadas, considerando que os alunos são tão novinhos? Segundo Yara Mendes, professora de musicalização infantil do Paineiras, sim. Mais do que isso: essa é a melhor fase para introduzir os pequenos no mundo musical.

“O que as pessoas não sabem e é algo muito explorado aqui no curso é que, do início da vida até os dois anos de idade, é o período em que o cérebro da criança está mais ativo e no ápice da capacidade de gravar as coisas com que tem contato. Ou seja, a criança que tem contato com a música nessa fase, futuramente, terá mais facilidade para se desenvolver no aprendizado em algum instrumento musical”, enfatiza Yara.

A professora destaca que, nas aulas, são desenvolvidos muitos aspectos por meio de lições musicais, como, musicalidade, ritmo, expressão, afinação, coordenação motora, além do conceito de lateralidade e o conceito espacial. “Aqui, trabalhamos com rodas e danças, o que desenvolve também a socialização. É importante lembrar que, por conta da pandemia, muitas crianças perderam o conato com as outras, o que torna esse trabalho ainda mais importante para a capacidade delas em se relacionar”, explica.

Por conta de todos esses fatores, a aula de musicalização infantil é acaba sendo muito ampla e pode gerar diversos benefícios aos pequenos alunos, mesmo que eles não sigam pelo caminho da música. Para Yara, toda criança deveria ter a oportunidade de fazer aulas dessa atividade tão enriquecedora.

 

Instrumentos

“Primeiro de tudo pela apreciação pela música. Todo o repertório trabalhado nas aulas é especialmente selecionado por meio de uma pesquisa. Visamos escolher sempre algo que, além de trabalhar os elementos musicais propostos, acrescente ao conhecimento cultural de cada aluno em uma fase tão importante de sua formação. Buscamos sempre inserir conteúdos voltados ao clássico, ao instrumental, ou seja, músicas e sons que as crianças não estão acostumadas a ouvir sempre. A proposta é sempre ampliar o repertório delas”, exemplifica a professora.

O curso, inclusive, ainda possui vagas disponíveis e as matrículas podem ser feitas até o dia 23 de outubro. Para informações sobre matrículas, datas e horários do curso de musicalização infantil, acesse o link a seguir: https://clubepaineiras.org.br/cp-cursos/musicalizacao-infantil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *