Quadras de Areia

Quadras de Areia
Compartilhe:

Quadras de areia

Quantos esportes jogados em quadras de areia você conhece? Alguns são apenas esportes de campo tradicionais que foram adaptados para serem jogados na superfície da areia da praia, enquanto outros se desenvolveram de forma independente.

O Clube Paineiras do Morumby dispõe de 4 quadras de areia para os seus associados. Abaixo falamos um pouco sobre três esportes praticados nas quadras de areia do clube.

Sumário

Quadras de areia: Esportes

Beach Tennis

Se o tênis é o seu esporte, mas você também ama praias, então que tal combinar os dois esportes?

O jogo de tênis existe desde 1873, o que significa que é jogado há mais de 140 anos. Em contraste, o beach tennis é um jogo relativamente novo, fundado no início dos anos 2000, mas que apenas se tornou popular e reconhecido internacionalmente nos últimos anos.

Os dois esportes têm muitas semelhanças, é claro, ambos são tênis, mas o beach tennis, também conhecido como beach paddleball, é naturalmente jogado na praia e tem seu próprio conjunto de regras.

O beach tennis é divertido por uma série de razões – é rápido, emocionante, pode ser recreativo ou competitivo, é fantástico para o condicionamento físico, é um jogo de grande habilidade e talento e é maravilhoso de se ver. O beach tennis é um esporte competitivo e reconhecido internacionalmente, praticado em mais de 53 países.

beach tenis

Foi Giandomenico Bellettini quem decidiu o nome do esporte – beach tennis em oposição ao paddle, e foi Bellettini quem escreveu as regras. Além de ser o fundador da Federação Italiana de Beach Tennis, ele também foi jogador. Hoje os jogos e torneios são administrados e regulamentados pela Federação Internacional de Tênis, que também administra as regras e treina a equipe em todo o mundo.

Devido à sua popularidade, o beach tennis não é jogado apenas na praia, mas também em lugares fechados, em quadras do mesmo tamanho e com exatamente as mesmas regras como se estivesse sendo jogado na areia. O beach tennis é jogado de maneira muito semelhante ao tênis comum, claro que em uma quadra menor, mas com regulamentos e regras semelhantes.

Futevôlei

O futevôlei tem tudo a ver com sol, mar, praia e diversão; longos ralis e pontos espetaculares. Este sensacional esporte coletivo exige um excelente equilíbrio, controle de bola, resistência, foco e reflexos rápidos. Corpo e mente em harmonia com respeito e fair play. O futevôlei é atraentemente viciante e todos podem jogar. Jovem ou velho, homem ou mulher, qualquer um pode aprender. Por isso, estamos sempre em busca de novos talentos.

O futevôlei é jogado com uma Mikasa FT-5 ou FT-5 Pro Ball. Você joga a bola com a cabeça, peito, coxas e pés em no máximo 3 passes sobre uma rede de 2,20 metros. O ideal é jogar 2 contra 2, descalço na areia, em uma quadra de vôlei de praia de 8 x 16 metros.

futvolei

O jogo começa com um saque do chão atrás da linha de saque. Você pode construir um monte na areia no qual você pode chutar. Ao sacar a bola é permitido tocar a borda da rede. A equipe receptora pode devolver a bola imediatamente, mas 3 contatos (recepção – preparação – ataque) são preferíveis. O mesmo jogador não pode tocar a bola duas vezes seguidas, isso significa que não há malabarismo. Você pode usar todas as partes do corpo, exceto as mãos e os braços. Durante um rally não é permitido tocar a rede com o corpo ou é ponto para o adversário.

O primeiro jogo de futevôlei foi disputado há cerca de 50 anos na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Brasil (embora nem todos concordem com isso). Dizem que o futevôlei foi criado por Octavio de Moraes em 1965. Eles jogavam futebol em uma quadra de vôlei de praia porque não podiam jogar futebol perto da praia. Na década de 1970, outras cidades brasileiras como Recife, Salvador, Brasília e muitas outras sediaram jogos de futevôlei.

Vôlei de praia

O vôlei de praia é um esporte de quadra de areia jogado entre duas duplas. O objetivo do jogo é acertar uma bola inflada por cima de uma rede que fica bem no centro da quadra e fazê-la cair no meio-campo adversário.

O vôlei de praia originou-se no Havaí por volta de 1915 e começou a surgir na Europa na década de 1930. As competições tornaram-se comuns nas décadas seguintes, e o esporte aumentou consideravelmente em popularidade durante os anos oitenta.

O vôlei de praia fez sua primeira aparição nas Olimpíadas em 1992. Foi apenas um evento de demonstração durante esses jogos, mas foi incluído como esporte olímpico oficial quatro anos depois. Desde então, está sempre presente nas Olimpíadas.

Os Estados Unidos da América e o Brasil são as duas nações mais bem sucedidas no vôlei olímpico. Os EUA conquistaram 10 medalhas no total (6 de ouro, 2 de prata, 2 de bronze), enquanto o Brasil conquistou 13 (3 de ouro, 7 de prata, 3 de bronze).

No vôlei de praia, o objetivo principal é acertar a bola de forma tática para que a equipe adversária não possa devolvê-la de forma “legal”.

volei de areia

Uma equipe começará o jogo batendo a bola por cima da rede, o que é conhecido como “saque”. Ambas as equipes competirão no que é conhecido como “rally”, onde a bola troca de mãos e voa acima da rede entre os dois lados da quadra. Um rally termina quando uma equipe não pode devolver a bola, e um ponto é marcado para a equipe que forçou o erro.

No vôlei de praia, a primeira equipe a vencer dois sets é declarada vencedora. Um set individual é ganho marcando 21 pontos – ou 15 pontos no set final – por dois pontos a mais que o adversário. Assim, por exemplo, se o placar for 21-20, o set continuará até que uma equipe lidere por dois pontos.

Quadras de areia no Clube Paineiras do Morumby

Esses três esportes acima podem ser praticados nas quadras de areia do clube. Confira mais sobre os esportes aqui.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil