Descubra a Paz Interior com a Meditação

Descubra a paz interior com a Meditação

Descubra a paz interior com a Meditação

A meditação é uma prática antiga que remonta a milhares de anos. Apesar de sua idade, essa prática é comum em todo o mundo porque traz benefícios para a saúde do cérebro e bem-estar geral. Com a ajuda da tecnologia moderna, os pesquisadores continuam a expandir sua compreensão de como a meditação ajuda as pessoas e por que ela funciona.

Sumário

O que é meditação e para que serve?

A meditação é um exercício mental que envolve relaxamento, foco e consciência. A meditação é para a mente o que o exercício físico é para o corpo. A prática geralmente é feita individualmente, ainda na posição sentada e com os olhos fechados.

Mulheres praticando meditação

Qual é a definição de meditação em Psicologia?

Em psicologia, a meditação é definida como “uma família de práticas de treinamento destinadas a familiarizar o praticante com tipos específicos de processos mentais”.

Como se faz a meditação?

Não existe uma maneira correta de meditar, porque a meditação pode assumir muitas formas diferentes. Especialistas analisaram práticas de meditação e descobriram que alguns processos comuns ocorrem em diferentes formas:

  • Meditação centrada no corpo. Às vezes, é chamada de auto varredura. Fazer isso envolve focar nas sensações físicas que você pode sentir em todo o corpo.

 

  • Contemplação. Geralmente envolve concentrar-se em uma pergunta ou algum tipo de contradição sem deixar sua mente divagar.

 

  • Meditação centrada na emoção. Esse tipo de meditação faz com que você se concentre em uma emoção específica. Por exemplo, focar em como ser gentil com os outros ou no que te faz feliz em sua vida.

 

  • Meditação de mantras. Esse tipo de meditação envolve repetir (em voz alta ou mentalmente) e focar em uma frase ou som específico.

 

  • Meditação com movimento. Esse tipo de meditação pode envolver o foco na respiração, prender a respiração ou realizar movimentos corporais específicos. Também pode envolver caminhar enquanto se concentra no que você observa ao seu redor.

 

  • Meditação deitado. Deitar também é uma opção como posição de meditação para iniciantes. Para se posicionar, deite-se de costas com as pernas afastadas na largura dos quadris, dedos dos pés relaxados para o lado, braços estendidos ao longo do corpo, palmas voltadas para cima.

 

  • Meditação da atenção plena. Essa forma de meditação é sobre ficar atento ao que está acontecendo no momento, em vez de deixar sua mente vagar e se preocupar com o passado ou o futuro. Também pode envolver uma abordagem semelhante à meditação centrada no corpo, usando o que você sente em todo o corpo como base para a consciência do mundo ao seu redor.

 

  • Meditação baseada em visual. Esse tipo de meditação envolve o foco em algo que você pode ver (seja com os olhos ou concentrando-se em uma imagem mental).

Quanto tempo dura a meditação?

Começar com apenas cinco minutos permitirá que você se acostume. Isso também ajudará você a se comprometer com sua prática de meditação sem criar muita pressão, o que ajuda a reduzir os níveis de estresse, tornando a prática mais fácil para iniciantes.

Começar com cinco minutos por dia também o ajudará a desenvolver uma noção melhor de quando meditar. Se cinco minutos parecerem muito longos, tente começar com menos tempo e adicionar mais um minuto a cada semana até chegar ao tempo desejado.

Mulher meditando na sala de sua casa

O que se sente quando se medita?

De acordo com Declutter The Mind, a meditação não é um sentimento, apesar das pessoas ficarem quietas, e mesmo inexpressivas, pode haver um turbilhão de sentimentos dentro delas. É uma prática muito mais profunda e complicada do que simplesmente usar métodos de respiração para entrar em um estado meditativo. 

Uma sessão de meditação pode provocar uma combinação dos 3 principais sentimentos, que são:

  • Frustração – Um sentimento de que tudo o que você está fazendo é inútil, não está indo bem, é improdutivo ou é um fracasso. A frustração pode resultar em cansaço, inquietação e tédio.

 

  • Calma – Este é um tipo de serenidade profunda e pacífica, uma sensação de desaceleração do tempo em que a mente para de correr e os pensamentos desaceleram. Está entre os sentimentos de meditação mais favoritos que mantêm muitos voltando à prática, mesmo depois de vários momentos de frustração. Isso faz você se sentir satisfeito por estar no momento presente e pode até durar após a prática.

 

  • Vastidão – Este é um sentimento de clareza em que a mente se comporta como se tivesse se expandido, geralmente após longos momentos de calma quando o cérebro está em repouso e, de repente, algo muda. A mente parece vazia, vasta e tão bonita quanto um céu azul claro. Sua mente lotada começa a se organizar e você se sente vazio e limpo.

Quais são os benefícios da meditação?

Em geral, as pessoas que meditam são mais propensas a ver os seguintes benefícios:

  • Diminuição dos sintomas de ansiedade, depressão ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
  • Melhor capacidade de pensar, concentrar-se e resolver problemas.
  • Melhor capacidade de adaptação e superação de problemas emocionais

 

Como a saúde mental tem um forte impacto na saúde do seu corpo, esses benefícios também costumam trazer melhorias na qualidade do sono, pressão alta e função cardíaca e muito mais.

Homem meditando na cama

Quem medita vive mais?

A meditação da atenção plena pode prolongar sua expectativa de vida, de acordo com várias pesquisas ao longo de várias décadas.

Em 2006, o American Journal of Cardiology relatou, após um estudo de 18 anos, que a meditação reduz as taxas de mortalidade em 23%. As taxas incluem todas as causas de morte, além de uma redução de 30% nas taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e uma redução de 49% por câncer. Os participantes meditavam regularmente.

Como isso é possível? Bem, de acordo com os Centros de Controle de Doenças dos EUA, as cinco principais causas de morte são doenças cardíacas, câncer, derrame, doenças respiratórias inferiores e acidentes, todos os quais podem ser exacerbados pelo estresse. Está provado que a meditação alivia o estresse, contribuindo muito para diminuir o risco desses gatilhos.

Meditação no Clube Paineiras do Morumby

Transforme sua mente e encontre a paz interior praticando meditação no Clube Paineiras do Morumby. Com o ritmo acelerado da vida moderna, a meditação é uma ferramenta poderosa para aliviar o estresse e a ansiedade, melhorar a concentração e promover o bem-estar emocional. Desfrute dos benefícios da meditação em um ambiente tranquilo e rodeado pela natureza. Experimente a meditação e comece a transformar sua vida hoje mesmo! Venha para o Paineiras!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *