Como superar e lidar com os sintomas do ninho vazio
A jornada da parentalidade é marcada por momentos que parecem eternos, mas que passam em um piscar de olhos. De repente, o que antes era rotina – preparar lanches, ajudar com a lição de casa, esperar até tarde da noite – agora transforma-se em silêncio. Essa mudança pode ser desafiadora e tem até um nome: síndrome do ninho vazio.
Vamos entender mais sobre os sintomas dessa síndrome a seguir.
Sumário
O vazio depois que os filhos saem: como lidar com as emoções?
Uma perda de propósito
Esse sentimento é comum em pais cujos filhos saíram recentemente de casa . Abrir mão dos deveres ativos e diários da paternidade pode ser uma transição difícil, especialmente quando a identidade pessoal esteve fortemente ligada ao papel de pai ou mãe durante o tempo em que o filho morava no lar.
Frustração pela falta de controle
Durante anos, muitos pais tiveram bastante controle sobre a programação da vida de seus filhos – mas agora isso mudou. Com os filhos morando sozinhos, eles já não sabem tantos detalhes do dia a dia dele como antes.
A falta de controle sobre quando os filhos vão às aulas, ao trabalho ou saem com os amigos pode ser frustrante. Os pais também podem se sentir um pouco excluídos por não conhecerem os detalhes da rotina diária de seus filhos.
Angústia Emocional
É normal sentir uma mistura de emoções quando os filhos saem de casa. Um dia, você pode se sentir animado com a nova fase da sua vida; no outro, pode se pegar olhando para o quarto vazio e sentindo um aperto no peito. O importante é entender que essas emoções fazem parte do processo de adaptação.
Tornar-se um cuidador de ninho vazio pode despertar uma variedade de emoções. Você pode estar se sentindo:
- Triste que seu filho cresceu;
- Zangado consigo mesmo por não estar mais disponível para eles como no passado;
- Nervoso com o estado do seu casamento;
- Com medo de que você esteja envelhecendo;
- Frustrado por você não estar onde imaginou que estaria nesta fase da sua vida.
Dicas para pais enfrentando a síndrome do ninho vazio
Por mais difícil que seja, existem maneiras de lidar com a síndrome do ninho vazio. Aqui estão algumas sugestões:
1. Faça conexões sociais
Use o tempo livre para se reconectar com velhos amigos. Compreensivelmente, os pais podem negligenciar as suas relações sociais porque mal têm tempo para si próprios e muito menos para os outros.
Tente entrar em um novo espaço social que ofereça novas conexões e investir em amizades é uma distração saudável e alivia sentimentos de solidão.
2. Estabeleça metas para o futuro
Adotar uma mentalidade voltada para o futuro ajuda a aliviar os sentimentos de tristeza. Isso desperta motivação e promove um senso de perspectiva saudável. Definir e alcançar metas também incentiva o desenvolvimento de sua identidade autêntica.
3. Comece um novo hobby ou carreira
Explorar diferentes facetas da sua identidade e expandir seus interesses pode ser uma jornada incrivelmente gratificante.
Experimente uma variedade de novas atividades em sua região, seja um clube do livro ou aulas de yoga. Uma nova atividade física é uma ótima maneira de ampliar seu círculo social e ao mesmo tempo manter sua saúde física.
Ou talvez um novo plano de carreira possa ser o impulso de autoconfiança de que você precisa. Mudar sua carreira permite que você incorpore um lado poderoso de si mesmo que pode ter negligenciado.
4. Reconecte-se com seu parceiro
Um ninho vazio pode ser a oportunidade perfeita para passar bons momentos com sua cara-metade. Aproveite este novo espaço e tempo para reacender o romance no relacionamento.
Este é o momento ideal para criar um ambiente familiar amoroso e um relacionamento compassivo e de apoio mútuo. Na verdade, 63% das pessoas com ninho vazio relatam que se tornaram mais próximas do cônjuge depois que os filhos saíram de casa.
A importância do apoio emocional e terapia
Se os sintomas do ninho vazio forem graves e persistirem, você deve procurar orientação profissional. Um conselheiro treinado pode oferecer apoio no luto e ajudá-lo a controlar suas emoções.
Os sintomas da depressão podem ser confundidos com os sintomas da síndrome do ninho vazio e, se você sofre do primeiro, pode utilizar terapias seguras e eficazes.
Grupos de apoio de ninho vazio
Grupos de apoio podem ser uma opção útil para pais que sofrem com a síndrome do ninho vazio. Um dos benefícios é a possibilidade de encontrar pessoas com as quais possam se identificar, como em encontros voltados para mães ou pais solteiros, ou ainda para quem tem filhos únicos.
Alguns benefícios dos grupos de apoio incluem:
- Validação de sentimentos;
- Lugar seguro para se expressar;
- Suporte emocional;
- Ouvir de outros pais ou cuidadores de ninhos vazios contando sobre o que os ajudou;
- Construir conexões que podem ajudar a reduzir sentimentos de solidão ou isolamento.
Quer se trate de terapia, aconselhamento de casais ou grupo de apoio, conversar sobre as emoções provocadas pela síndrome do ninho vazio pode ser o primeiro passo para enfrentá-la. Encontre um terapeuta licenciado e compassivo em sua área que possa ajudar.
Reencontrando propósitos e hobbies após os filhos saírem de casa
1. Viajar
Se o seu sonho sempre foi viajar pelo mundo e conhecer diferentes culturas, não há melhor momento do que agora. Você pode começar aos poucos, planejando passeios de um dia para cidades próximas e atrações locais. No entanto, se os custos das férias não forem um problema, considere embarcar em viagens de longo prazo que lhe permitam mergulhar em diferentes ambientes e fazer conexões duradouras com lugares em todo o mundo.
2. Voluntariado
O voluntariado é um hobby impactante e significativo para pessoas que desejam preencher seu novo tempo livre com propósito e alegria. O voluntariado pode ajudá-lo a se conectar com sua comunidade, conhecer seus vizinhos, aprender novas habilidades e contribuir para uma causa pela qual você se preocupa. Quer você ame animais, crianças, natureza, arte ou simplesmente ajude os necessitados, há uma oportunidade de voluntariado perto de você esperando por você.
3. Aulas de dança
Se você está procurando uma maneira de suar a camisa, considere fazer aulas de dança. Dançar não é apenas uma ótima forma de exercício, mas também uma maneira maravilhosa de se expressar durante a transição para ninhos vazios. Quer você prefira salão de baile, salsa, swing ou hip-hop, poderá aprender novos passos e a interação social que vem da dança.
Inclusive no Clube Paineiras do Morumby você pode praticar diferentes tipos de dança, como Dança de Salão, Dança do Ventre e Dança Flamenca. Que tal dar uma conferida?
Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil