Exercícios Anaeróbicos - Benefícios e Exemplos
Talvez você não os reconheça à primeira vista pelo nome, mas com certeza, você sabe quais são alguns dos tipos de exercícios anaeróbicos, como a musculação e o pilates, por exemplo. As academias estão cheias desses exercícios , eles fazem parte da rotina de treino de um grande número de pessoas.
Sumário
Afinal, o que são exercícios anaeróbicos?
Os exercícios anaeróbicos são atividades de alta intensidade e curta duração que independem do uso de oxigênio para produção de energia. Também são conhecidos por ações ágeis e velozes realizadas a fim de ativar regiões específicas do corpo. O mais importante é gerar essa sensação de hormônios do bem-estar”explosão”, ou seja, um grande impacto físico que ajuda a alongar, tonificar e fortalecer os músculos.
Os benefícios dos exercícios anaeróbicos
Confira uma lista de benefícios para estes tipos de exercícios:
1 - Fortalece o sistema imune e previne doenças
As atividades anaeróbicas não fortalecem apenas os músculos, mas também aumentam a densidade dos ossos e criam uma resistência elevada. Isso previne contusões e combate doenças, como artrite e osteoporose, oferecendo mais saúde ao corpo, auxiliando no aumento da imunidade , o que diminui a incidência de resfriados e viroses.
Além de prevenir doenças como diabetes, o treino pode auxiliar no tratamento quando o praticante já possui a patologia.
2 - Aumenta a capacidade cardiorrespiratória e corrige a postura
Quando executadas do jeito certo, as atividades condicionam os músculos de maneira a corrigir os erros de postura. A respiração também é parte importante desse processo, pois ao respirar corretamente durante a prática, você pode ampliar a capacidade pulmonar e, consequentemente, criar uma maior resistência cardiorrespiratória.
3 - Estimula a liberação de hormônios que promovem sensação de bem-estar
Práticas de atividades físicas no geral estimulam a produção de endorfina e de serotonina, além de oferecerem mais disposição ao indivíduo. Essas substâncias fortalecem o sistema nervoso e facilitam a comunicação do cérebro com o corpo.
4 - Auxilia no desenvolvimento de condicionamento físico e resistência muscular
O objetivo dos exercícios anaeróbicos é extrair o máximo de potencial físico possível em um curto período. As ações ajudam a ativar e fortalecer os músculos, criando resistência corporal, melhorando o condicionamento físico, gerando saúde e equilíbrio. Tal prática auxilia na conversação e ganho de massa muscular, fazendo com que mesmo após o estágio de envelhecimento do corpo, onde perde-se músculos pela falta de uso, eles estimulam não só a manter como também aumentar a massa magra.
5 - Acelera o metabolismo
O ganho de massa magra promove o aumento do metabolismo e um maior gasto calórico durante os exercícios. Em boa forma física, o corpo ganha um novo traçado, uma aparência física tonificada, sendo aliado a uma alimentação equilibrada.
Exercícios anaeróbicos e aeróbicos são a mesma coisa?
A resposta direta é: Não.
Os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que independe do uso do oxigênio. São exercícios de alta intensidade e curta duração que envolvem um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos em que há produção de ácido lático. Eles são muito bons para a queima de gordura e para o tônus muscular, aumentando a resistência e a performance.
Enquanto os exercícios aeróbicos são aqueles que precisam do O² (Oxigênio) para produzir energia. A principal característica desse tipo de exercício é a intensidade baixa ou moderada e a duração longa. São exercícios mais leves e mais prolongados, onde o que faz a diferença é a duração dos movimentos, não a intensidade.
No primeiro há os exercícios mais rápidos com foco no grupo muscular, já na segunda opção um grande gasto calórico, porém com movimentos mais lentos. A origem da energia é o que distingue os dois. Enquanto o aeróbico alimenta-se do ar, o anaeróbio utiliza os hidratos de carbono, o que neste caso, após finalizar a atividade as células continuam a queimar calorias.
Exercícios anaeróbicos: exemplos práticos
Corrida de 100m rasos
Ajuda a fortalecer a musculatura do corpo e ampliar a capacidade cardiorrespiratória. O exercício é considerado de alta intensidade e é bem curto. Depois de algum tempo de treino, é possível aprimorar a técnica e passar a correr mais rápido.
Pular corda
Um exercício anaeróbico simples que pode ser feito de diversas maneiras diferentes (pulando para frente, para trás, para os lados…). Pode-se ainda adaptar os movimentos por séries com intervalos de descanso, com o objetivo de se recuperar e reiniciar a atividade de forma revigorada.
Pular corda exige bastante resistência muscular e cardiorrespiratória. Por isso, deve ser realizada de acordo com o nível de condicionamento do praticante, mas é uma boa opção para crianças.
Pilates
Qualquer que seja o tipo de pilates, essa é uma atividade física anaeróbica que se concentra no alongamento e fortalecimento dos músculos. Muito bom para desenvolver flexibilidade.
Musculação
Com treinos personalizados para cada aluno, as atividades são sempre intensas e com séries curtas. Busque evitar erros de respiração, posicionamento e movimentação para potencializar os resultados.
Calistenia
Em um treino de calistenia, você usa apenas o peso do corpo em movimentos específicos para criar força e alongar os músculos.
Polichinelo
Em pé, salte abrindo as pernas enquanto encosta suas mãos no topo da cabeça. Posteriormente, abra os braços enquanto junta os pés antes de saltar novamente; lembrando que é uma sequência para ser mantido constantemente. É exigido coordenação motora e envolve movimentos dos membros inferiores e superiores.
Subir escadas
Subir escadas fortalece e tonifica os membros inferiores, ainda mais, contribui para uma melhor agilidade. Se quiser aumentar a intensidade do exercício, pule um degrau.
Exercícios anaeróbicos: 5 alimentos que te darão mais energia
Saber o que comer para dar energia durante a malhação é importante para garantir disposição, recuperação rápida dos exercícios anaeróbicos, entre outros benefícios.
Esses alimentos também ajudam em outras atividades, como estudar e trabalhar. Se você está tentando manter a energia, é importante não pular nenhuma refeição e incluir esses itens, se possível, em todas as etapas da para um bom treino de exercícios anaeróbicos.
Açaí
Rico em vitaminas C, B1, B2 e também em antioxidantes. Essas suas características ajudam a manter o colesterol e a pressão arterial sob controle.
Esse é um alimento energético que pode ser consumido de várias formas, vendido in natura e também em forma de creme, que é a mais comum. Priorize o consumo desse alimento na sua forma natural, sem adição de conservantes ou açúcares nocivos ao seu organismo.
Ovo
O ovo é a opção perfeita para dar aquela energia antes de algum exercício. A clara do ovo é rica em albumina, que é uma proteína de fácil digestão e que colabora na formação e desenvolvimento de novos músculos e tecidos.
Banana
A banana é uma fruta incrível para quem não sabe o que comer para dar energia rapidamente. Ela pode ser consumida antes de um treino sem qualquer tipo de problema por conter triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que controla e regula o sono, o humor e também previne distúrbios emocionais.
Batata doce
Comparada com a batata-inglesa, ela apresenta índice glicêmico bem menor, e isso é um fator-chave para quem quer consumi-la em qualquer horário do dia, Além disso, a batata-doce é um carboidrato rico em cálcio, potássio, ferro e vitaminas B e A. Todas essas características ajudam a manter a disposição antes e depois de treinar.
Água de coco
Os seus carboidratos auxiliam quem quer energia muscular durante os exercícios anaeróbicos. Como adicional, é muito saborosa e pode ser consumida naquele dia gostoso no clube aproveitando os intervalos dos treinos.
O melhor dos exercícios anaeróbicos você encontra no clube Paineiras do Morumby
O Clube Paineiras do Morumby conta com uma infraestrutura moderna e atividades físicas para todos os gostos, com profissionais qualificados para acompanhar e direcionar sua rotina de exercícios em um complexo completo com:
- 7 piscinas aquecidas, sendo uma delas olímpica;
- 1 piscina kids;
- 5 piscinas sociais;
- 2 quadras de peteca;
- 4 quadras de areia;
- 15 quadras de tênis;
- 3 ginásios;
- pista de skate;
- pista de atletismo;
- 1 campo de futebol com medidas oficiais;
- 1 campo de society;
- fitness completo;
- sala de levantamento de peso olímpico;
- cancha de bocha;
- Além de diversas salas para atividades específicas como pilates, boxe, yoga e outras.
Para quem procura se integrar com alguma atividade, seja ela anaeróbica ou não, o clube oferece cursos, treinamentos e participa de torneios para diversas modalidades, tais como:
- Beach tennis;
- Bocha;
- Boxe;
- Canoagem e Remo;
- Condicionamento Físico Gold;
- Crossfit LPO;
- Futebol de veteranos;
- Futsal;
- Futevôlei;
- Ginástica e Fitness;
- Jiu Jitsu;
- Peteca;
- Pilates;
- SCORD (Grupo de Corridas);
- Skate;
- Squash;
- Stand Up Paddle;
- Tênis;
- Tênis de mesa;
- Treinamento funcional;
- Vôlei de areia;
- Voleibol master e muito mais.
São mais de 3000 alunos, oferecendo diversos cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo nas mais variadas modalidades e horários. Encontre os exercícios anaeróbicos perfeitos para você aqui!
Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil