7 Exercícios de Baixo Impacto para Manter a Forma | Clube Paineiras
Sabe aquele momento que desperta a vontade de praticar alguma atividade, e você não sabe se é o baixo ou alto impacto que é melhor pra você? Nesse caso, vamos entender um pouco melhor sobre esse assunto e quais os melhores e mais eficientes exercícios de baixo impacto.
Sumário
O que é uma atividade de baixo impacto?
Os exercícios de baixo impacto, como o próprio nome diz, são atividades realizadas com menos impacto sob as articulações, ligamentos e estruturas ósseas do nosso corpo, ou seja, elas não exigem que você corra, pule ou golpeie algum alvo. São atividades fundamentais para as pessoas que possuem algum tipo de dor crônica nas articulações, por exemplo.
Isso não quer dizer que os resultados sejam menores, pois é possível obter excelentes resultados com exercícios com menos impacto, principalmente nos trabalhos de fortalecimento muscular. Com elas, é totalmente possível gastar uma boa quantidade de calorias, emagrecer, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e aumentar a massa magra e a boa notícia é que, ao contrário do que alguns imaginam, as atividades sem impacto não se limitam à exercícios de musculação, tampouco são menos efetivas que outros tipos de esporte.
Quais são os 7 exercícios de baixo impacto mais praticados?
Os exercícios de baixo impacto têm efeitos positivos para a saúde, sem grandes riscos, e os benefícios estão no aumento do condicionamento físico, modelagem do corpo, eliminação de gordura localizada, redução de dores, melhora na postura e na disposição. Para uma pessoa sedentária ou que já tenha problemas com articulações, os exercícios de baixo impacto são os mais indicados. São eles:
1. Natação
Obtemos um bom condicionamento aeróbio nadando, uma das atividades que causa menos impacto, porque o corpo não recebe tensão na parte inferior. Durante a atividade, todos os músculos do corpo são acionados, além de fazer coração e pulmões trabalharem para bombear sangue e oxigenar o organismo. Exercícios na piscina são ideais para quem sofre com problemas nos tendões, joelhos ou artrite, a água permite a realização sem peso nos ossos e ligamentos, exatamente por isso é considerada um excelente exercício cardiovascular.
2. Elíptico
O aparelho imita o movimento da corrida, mas os pés não saem dos pedais e, por isso o corpo não sofre estresse biomecânico. É um exercício de baixo impacto que favorece o coração e os pulmões, beneficiando o sistema cardiovascular. Mesmo sem forçar, a atividade atua na musculatura da parte posterior da coxa, panturrilhas e braços, permitindo aumentar a intensidade de acordo com o preparo físico que vai sendo adquirido. O impacto é bem menor que na esteira, e é um ótimo exercício cardiorrespiratório.
3. Bicicleta (Ciclismo)
As articulações ficam mais protegidas em cima de uma bike, sendo uma atividade ótima para melhorar o condicionamento físico, fortalecer os músculos da parte inferior do corpo e ainda se divertir. Esse exercício pode ser feito ao ar livre, individual ou em grupo, oferecendo uma experiência prazerosa, e podendo também ser praticada em academias em aulas de spinning. Os benefícios são sentidos em mais resistência física e redução de estresse, e vale a dica de fortalecer o abdômen para não sentir dores na lombar ao pedalar longas distâncias.
4. Remo
Essa é uma atividade de baixo impacto que consegue trabalhar várias partes do corpo ao mesmo tempo. Ao remar, você vai precisar ficar atento à respiração e isso aumenta a oxigenação das células. Além de fortalecer a musculatura, beneficia a postura e você terá um esforço maior nos ombros e membros superiores, por isso inicie a atividade devagar.
5. Yoga
Quando pensamos em yoga, a primeira coisa que vem em mente é o equilíbrio interior, não é mesmo? Porém, também é uma atividade física e, além de beneficiar a parte mental, favorece bastante a saúde física. A prática é boa para a flexibilidade, controle da respiração e fortalecimento muscular. Além disso, a atividade queima calorias sem forçar as articulações, trabalhando corpo e mente!
6. Patinação
Andar de patins, além de gastar calorias é uma grande diversão. É um exercício de baixo impacto que pode ser uma opção para quem quer fazer atividades prazerosas. Sem danificar a estrutura corporal, trabalha coxas, glúteos e panturrilhas. Para praticar, é preciso ficar com o corpo flexionado e os músculos são ativados a cada patinada.
É preciso usar equipamento de segurança para evitar acidentes.
7. Caminhar
É um exercício de menor impacto, tornando-se o mais simples de ser inserido na rotina, mas nem por isso menos eficaz. A caminhada pode ser feita na esteira ou ao ar livre, onde é preciso andar rápido e manter a velocidade para sua eficácia. Atua no fortalecimento e tonificação muscular, perda de peso e redução de riscos de problemas cardiovasculares. Deve ser praticada pelo menos três vezes por semana por 40 minutos, com a postura correta, com tênis adequado e com braços se movimentando vigorosamente para melhorar a circulação sanguínea.
São muitas as atividades de baixo impacto, mas mesmo com menos sobrecarga na maioria das articulações é importante consultar um profissional, para que ele possa avaliar o tipo de exercício adequado para você.
Qual a diferença entre treino de alto impacto e baixo impacto?
Exercícios de baixa intensidade são aqueles que você consegue executar e ainda continuar conversando com seu parceiro (a) de treino ou até mesmo cantarolar uma canção, como por exemplo caminhada e corridas mais leves. Já exercícios de alta intensidade como polichinelo, skipping, todo o seu corpo estará focado e você não não conseguirá falar frases completas, se forem treinos intervalados ou em circuitos.
Qualquer atividade física que faça o coração disparar dá aquela sensação de dever cumprido, não é mesmo? E para muitos de nós, que são apaixonados por esportes, isso é ótimo para buscar um treino mais intenso.
Aprender sobre cada um te ajudará a evitar cansaço desnecessário ou sentir dores musculares intensas.
Venha se exercitar no clube Paineiras do Morumby
Quer saber qual a melhor modalidade para praticar exercícios físicos?
No Clube Paineiras contamos com profissionais qualificados para acompanhar e direcionar sua rotina de atividades, e um complexo completo com:
- 7 piscinas aquecidas, sendo uma delas olímpica;
- 2 piscina kids;
- 5 piscinas sociais;
- 1 quadra de peteca;
- 7 quadras de areia;
- 16 quadras de tênis;
- 3 ginásios;
- pista de skate;
- 2 pistas de atletismo;
- 1 campo de futebol com medidas oficiais;
- 1 campo de society;
- fitness completo;
- sala de levantamento de peso olímpico;
- cancha de bocha;
- Além de diversas salas para atividades específicas como pilates, boxe, yoga e outras.
O Clube Paineiras se destaca em várias modalidades esportivas, sejam elas de esportes com base no lazer, no encontro de amigos, ou até mesmo nas disputas de diversos tipos de campeonatos, nacionais, internacionais e interclubes, para as mais variadas faixas etárias, desde os campeonatos para jovens e crianças até as competições de master.
A área recreativa do Clube, por exemplo, é responsável pela realização de diversos eventos, internos e externos, oferecendo também um variado leque de cursos e atividades voltados à integração, lazer e entretenimento dos associados.
O Clube oferece cursos e participa de diversos torneios para diversas modalidades, tais como:
- Beach tennis;
- Bocha;
- Boxe;
- Canoagem e Remo;
- Condicionamento Físico Gold;
- Crossfit LPO;
- Futebol de veteranos;
- Futsal;
- Futevôlei;
- Ginástica e Fitness;
- Jiu Jitsu;
- Peteca;
- Pilates;
- SCORD (Grupo de Corridas);
- Skate;
- Squash;
- Stand Up Paddle;
- Tênis;
- Tênis de mesa;
- Treinamento funcional;
- Vôlei de areia;
- Voleibol master e muito mais.
São mais de 3000 alunos, oferecendo diversos cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo nas mais variadas modalidades e horários.
Indiferente de serem exercícios de baixo impacto ou alto impacto, aqui no Paineiras você pode encontrar os exercícios perfeitos para você!
Fale conosco!
Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil